DGTI promove Primeira Oficina FortiGate

A Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) realizou, no campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), no final de setembro, a 1ª oficina FortiGate, referente à implantação dos novos equipamentos de segurança de rede. O encontro reuniu representantes de todos os campi e teve por objetivo capacitar a equipe de TI para um gerenciamento inicial da solução, discutir as melhores práticas de configuração, padronização, bem como discutir estratégicas de proteção.


Encontro reuniu representantes de todos os campi

Os produtos FortiGate fazem varredura, detectam e eliminam as ameaças mais danosas de emails e tráfego web, como vírus, worms, intrusos, conteúdo inapropriado, e outros, em tempo real, sem degradar a performance da rede. Com aquisição dessa solução, a instituição terá como benefícios a melhoria da utilização dos links de internet, monitoração do equipamento em tempo real, atualizações automáticas das vacinas e assinaturas contra malwares, bloqueio de acesso a conteúdos nocivos e a web sites proibidos, proteção da rede contra a entrada de arquivos infectados, controle e bloqueio do uso de aplicações nocivas.

 

 

Nesta primeira etapa da implantação já foram instalados os serviços essenciais de segurança para bom funcionamento da rede de computadores dos campi. Nas próximas etapas o equipamento será adequado com configurações e políticas recomendadas pelos órgãos de controle e Departamento de segurança da informação e Comunicação do Governo Federal.

*Com informações de Francisco Hamilton