Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Servidores participam de palestras sobre proteção e combate a incêndios e noções de primeiros socorros

O que fazer caso haja um princípio de incêndio no prédio da Reitoria? E se algum colega de trabalho desmaiar, como proceder? Essas foram algumas questões respondidas nas duas palestras realizadas na tarde desta quinta-feira (25), na Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), na Univasf. 

O engenheiro de Segurança do Trabalho da Reitoria, Valter de Araújo, discutiu proteção e combate a incêndios

Promovido pela Comissão Permanente de Melhoria da Qualidade de Vida do Servidor do IF Sertão-PE, o Ciclo de Palestras contou com uma ampla participação dos servidores e teve como ministrantes o engenheiro de Segurança do Trabalho da Reitoria, Valter de Araújo, que discutiu o tema proteção e combate a incêndios, e a enfermeira do campus Petrolina, Christiane Almeida, que discorreu sobre noções de primeiros socorros. 

Entre os tópicos abordados por Valter de Araújo, destaque para as estratégias de proteção contra incêndios, que passam pelo entendimento dos elementos essenciais do fogo (combustível, comburente e calor), a classificação e os métodos de extinção de incêndios, como o resfriamento e o abafamento, além dos agentes e classificação dos extintores. 

As formas de manuseios dos extintores foram apresentadas por Valter  

Segundo Valter, o ambiente de trabalho da Reitoria tem uma carga de incêndio de grau médio e, por isso, é importante trabalhar a prevenção. “É a primeira palestra que nós estamos fazendo sobre proteção e combate a incêndios e o servidor do Instituto Federal precisa conhecer pelo menos os equipamentos básicos de combate a princípio de incêndio”, destacou ele.  

Na ocasião, foram demonstrados os procedimentos básicos para combate a incêndios e as formas de manuseios dos extintores. Depois de ter realizado, juntamente com Christiane, as mesmas palestras no campus Petrolina, na manhã da última quarta-feira (24), Valter afirma que “a intenção é levar a palestra para todos os campi do IF Sertão-PE”.  

No campus Petrolina, a palestra envolveu servidores, colaboradores das empresas terceirizadas e estagiários   

Afinal, tão importante quanto saber o que fazer em um princípio de incêndio é ter noções de primeiros socorros em casos de hemorragia, convulsões, queimaduras, fratura, asfixia, desmaio e parada cardíaca. E essas foram as situações evidenciadas pela enfermeira do campus Petrolina, Christiane Almeida. 

A enfermeira do campus Petrolina, Christiane Almeida, discorreu sobre noções de primeiros socorros  

Embora seja um assunto de alta relevância, as noções de primeiros socorros tendem a ser negligenciadas nas instituições, o que, segundo Christiane, sinaliza a necessidade de democratizar “os procedimentos necessários após o agravo à vida de alguém, no intuito de reduzir os danos”. Caso alguém desmaie, por exemplo, é importante saber diferenciar uma “perda abrupta e transitória da consciência” (desmaio) de uma parada cardiorrespiratória.

Foram feitas simulações com manequim em caso de parada cardíaca  

A partir de exercícios práticos com manequim, os servidores do IF Sertão-PE puderam simular as compressões cardíacas, necessárias em situações de parada cardíaca, quando a perda abrupta e transitória da consciência é acompanhada da ausência de respiração e batimento cardíaco. 

As palestras contaram com ampla participação dos servidores

Para o servidor Douglas Iuri Cabral, a oportunidade de ter orientações quanto aos procedimentos para combater princípio de incêndio e noções de primeiros socorros pode fazer diferença no futuro. “No trabalho, a gente pode precisar algum dia ajudar o colega”, lembra ele. 

 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350