Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Palestras debatem diferentes perspectivas sobre o universo feminino 

Uma oportunidade de adentrar o universo feminino a partir da discussão dos aspectos políticos, sociais, culturais, biológicos e até energéticos. Foi a proposta do Ciclo de Palestras “Mulher em Debate”, que reuniu servidoras/es do IF Sertão-PE na tarde desta quinta-feira (9), no Gabinete da Reitoria. Promovido pela Comissão Permanente de Melhoria da Qualidade de Vida do Servidor, o evento ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na última quarta-feira (8). 

O tema “Empoderamento Feminino” abriu o Ciclo de Palestras do mês de março

A abertura do Ciclo de Palestras ficou por conta da estudante de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e militante do Núcleo Sertão da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Tainá Menezes, que debateu o tema “Empoderamento Feminino”. A partir da perspectiva do feminismo popular, a palestrante contribuiu para as/os participantes desnaturalizar e historizar as desigualdades entre homens e mulheres, que fortalecem a existência de relações opressoras em nossa sociedade.

As provocações de Tainá serviram para pensar as práticas de trabalho e as formas de representação das mulheres em diferentes contextos, especialmente no IF Sertão-PE. “Pensando nesse espaço como majoritariamente formado por mulheres, discutir empoderamento é discutir sobre a vida delas”, afirma Tainá. Segundo ela, algumas propostas do governo atual, como a Reforma da Previdência, estão colocando em risco a qualidade de vida das mulheres. 

Servidoras/es do IF Sertão-PE participaram ativamente das discussões 

Depois da palestra de Tainá, a discussão passou a ser facilitada pela enfermeira do campus Petrolina, Christiane Almeida, que discorreu sobre o tema “A Mulher e suas fases”. Em uma apresentação panorâmica das diversas fases da vida da mulher, Christiane sinalizou a importância de um estilo de vida saudável e de condições de saúde e bem-estar que promovam um equilíbrio emocional e assegurem a qualidade de vida no processo de envelhecimento. 

“Eu achei que o encontro foi bem produtivo, pertinente e completo. É raro a gente encontrar um momento de refletir sobre a mulher num sentido mais amplo e nós aqui hoje tivemos oportunidade de tratar no âmbito mais integral possível, porque a gente fez uma reflexão sobre a história, as conquistas, o que a gente deseja de melhoria e também o ponto de vista biológico, a mulher como um todo”, destacou Christiane. 

A enfermeira do campus Petrolina, Christiane Almeida, discorreu sobre as fases da vida de uma mulher 

O Ciclo de Palestras deste mês contou ainda com a participação da professora de Yoga e terapeuta Holística Graça Cavalcante, que discorreu sobre o “Feminino Sagrado”, “a essência verdadeira da presença da mulher no universo”, segundo a própria Graça. Além da apresentação de informações sobre o Feminino Sagrado, foram feitos exercícios de respiração e consciência corporal. 

Para Graça, as palestras terminaram se complementando e servindo como um momento de aprendizagem. “Observar a mulher em seu aspecto de participação social e empoderamento, a sua biologia e a sua energia e trocar experiências sobre a mulher em si é sempre muito enriquecedor”, ressaltou ela. 

Exercícios de respiração e consciência corporal propiciaram a vivência do tema “Feminino Sagrado”

De acordo com a servidora Roberta Duarte, as temáticas das palestras trarão contribuições para a vida das servidoras. “Foram temas que são de grande relevância, do interesse de todos e que contribuirão para a qualidade de vida do servidor, além de contribuir para a humanização do espaço do IF Sertão-PE”, afirmou. 

Além das palestras, o evento “Mulher em debate” contou ainda com a distribuição de brindes doados por lojas das cidades de Juazeiro e Petrolina. Foi o segundo Ciclo de Palestras 2017 da Comissão Permanente de Melhoria da Qualidade de Vida do Servidor do IF Sertão-PE. Ao longo do ano, a previsão é de que sejam promovidas outras ações que contribuam para o cuidado com a saúde e o bem-estar dos servidores no ambiente de trabalho.

 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350