Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Servidores participam de palestras sobre prevenção de ISTs/AIDS e alimentação saudável 

Servidores do IF Sertão-PE passaram uma tarde diferente nesta segunda-feira (13). O expediente rotineiro foi substituído por palestras que incentivaram o cuidado com a saúde em uma época do ano que pede atenção redobrada. Com os festejos carnavalescos, maior festa popular do Brasil, aumenta a possibilidade de descuidar da alimentação e contrair Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). 

Para evitar que isso aconteça, a enfermeira do campus Floresta, Camila Tahis, falou sobre os sinais, sintomas, diagnósticos, tratamentos e prevenção das mais comuns IST's - termo adotado em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. 

Entre as informações socializadas, a enfermeira Camila Tahis ensinou como usar a camisinha feminina 

De acordo com Camila Tahis, as principais recomendações para prevenir qualquer tipo de IST são o cuidado e a vigilância constante com o corpo e o uso de preservativos. “É a segunda vez que eu participo de um ciclo de palestras e os servidores são bem receptivos, participam, tiram suas dúvidas e é um momento bastante enriquecedor, buscando realmente promover a saúde dos servidores no local de trabalho”, destacou ela.

Já a nutricionista do campus Serra Talhada, Aurelania de Carvalho, discorreu sobre a necessidade de práticas alimentares saudáveis para não perder o passo da folia e repor as energias. Foram destacadas a hidratação, o descanso, a proteção do sol e as opções de lanches leves e nutritivos. 

A nutricionista Aurelania de Carvalho chegou a ensinar receitas saudáveis para repor as energias

“Essa é uma oportunidade que os servidores têm de parem um pouquinho em seu ambiente de trabalho e se informarem sobre assuntos pertinentes a esta época do ano, como é o caso do cuidado com a alimentação”, afirmou Aurelania.

Para o servidor Sérgio Bento, palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e cuidados com a alimentação são importantes para toda a sociedade. “Saber como ter uma alimentação melhor e prevenir essas infecções são de extrema importância não só para os servidores, mas também para todas as pessoas. As palestras serviram para dirimir várias dúvidas”, lembrou ele.

Os servidores tiraram dúvidas e relataram experiências sobre os dois temas discutidos 

Realizado no auditório da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), na Univasf, as discussões abriram o Ciclo de Palestras 2017 da Comissão Permanente de Melhoria da Qualidade de Vida do Servidor do IF Sertão-PE. Ao longo do ano, a previsão é de que sejam promovidas ações que contribuam para o cuidado com a saúde e o bem-estar dos servidores no ambiente de trabalho.

 

Comitê de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350