Livro “Gêneros acadêmicos: reflexões teóricas e metodológicas” é contemplado no edital para publicação de e-books em fluxo contínuo do IF Sertão-PE

Uma obra que reúne sete textos de 21 pesquisadores de diversas instituições públicas do Nordeste foi contemplada no edital nº 14/2019, referente à chamada para publicação de livros eletrônicos em formato digital (e-books) do IF Sertão-PE. Intitulada “Gêneros acadêmicos: reflexões teóricas e metodológicas”, a coletânea, organizada pela professora de Espanhol do campus Salgueiro, Kélvya Freitas Abreu, e pelo professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), João Bosco Figueiredo-Gomes, aglutina pesquisas que dissertam sobre a organização retórica de gêneros que permeiam o cenário da produção científica.

O livro, que contém 168 páginas, está dividido em duas partes: “Fundamentos e análise”, com o embasamento teórico sobre a organização retórica de gêneros acadêmicos e os resultados de pesquisas com suas respectivas análises e “Gêneros acadêmicos e ensino”, com a apresentação de trabalhos que possuem o ensino como território da análise da organização retórica de gêneros acadêmicos. “A cultura da escrita acadêmica tem despertado, nos últimos anos, interesse investigativo por se tratar de um veículo do discurso científico necessário à circulação e à divulgação dos resultados dos estudos das universidades e os institutos federais”, afirmam os organizadores.

De acordo com Kélvya Freitas, a ação do IF Sertão-PE em oportunizar um espaço para socializar conhecimento por meio de um edital público de fluxo contínuo singulariza a instituição em tempos de resistência em se produzir ciência. “Para nós, das áreas humanas, das letras e das linguagens, ter esse espaço legitimado por uma instituição que a priori seria técnica significa o olhar multi, inter e transdisciplinar que a produção do saber pode ter”, afirma ela. A expectativa é que o e-book seja lançado ainda neste semestre, em um evento dedicado à capacitação sobre o mundo acadêmico/científico e à celebração da união com a UERN, instituição parceira do IF Sertão-PE no Dinter em Letras.

Contemplado no edital para publicação de e-books em fluxo contínuo, o livro “Gêneros acadêmicos: reflexões teóricas e metodológicas” agora compõe a coleção de e-Books da editora do IF Sertão-PE, disponível no Repositório Leituras Abertas (Relei@), um ambiente digital utilizado para o registro e a disseminação da produção acadêmico-científica realizada pela comunidade acadêmica do Instituto.

Saiba aqui como participar da chamada para publicação de e-books resultantes de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos em geral que atendam, entre outros requisitos, a um dos eixos de atuação do Instituto: Ensino, Pesquisa ou Extensão.