Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Núcleo de Inovação Tecnológica completa uma década com forte influência na produção científica do IF Sertão-PE

Criado no dia 31 de maio de 2010, pela Resolução nº 23/2010 do Conselho Superior (CONSUP), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IF Sertão-PE chega este mês aos dez anos de gestão da política de inovação institucional, servindo como elo entre o setor acadêmico e o mercado e como centro de negócios e tecnologias. Todas as ações do NIT foram planejadas com vistas à disseminação da cultura da inovação e preservação dos direitos de Propriedade Intelectual (PI), tanto do IF Sertão-PE como de seus inventores, incrementando a produção tecnológica e permitindo maior controle e retorno dos ativos intangíveis, isto é, dos bens que a instituição possui, mas que não existem fisicamente, como marcas, softwares, periódicos, patentes etc. 

Os Núcleos de Inovação Tecnológicas surgiram com a promulgação da lei 10.973/2004, para serem os principais ambientes de promoção da inovação entre a tríplice hélice composta pela universidade, governo e empresa. Com competência para criar o diálogo entre a demanda e a oferta de tecnologias, foram responsáveis pelo estímulo ao aumento das solicitações e concessões de direitos de propriedade intelectual das instituições de ensino e pesquisa no país. De acordo com relatório do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), apenas na categoria de patentes de invenções, o número de solicitações concedidas subiu de 2.522, em 2008, para 5.450, em 2017. Esse dado reflete a importância da presença dos NITs em 81% das Instituições de Ciência e Tecnologia do país.

 

Capacitação da equipe do NIT e instituições parceiras

No IF Serão-PE, em uma década de existência, foram firmados 195 projetos de inovação, 76 acordos de cooperação técnica, 48 startups, 16 registros de softwares, 15 projetos de empreendedorismo inovador, 10 patentes e 2 marcas. Mas, para além dos números de Propriedades Intelectuais gerados, os frutos de dez anos de trabalho são percebidos na mudança de comportamento da comunidade acadêmica, com o aumento progressivo do interesse de servidores em desenvolverem pesquisa aplicada em parceria com empresas da região e a constante procura da comunidade interna e externa por espaços de inovação como a Incubadora do Semiárido (ISA), com o intuito de colocar em prática as suas ideias de novos negócios. 

Ações do NIT em uma década de existência

Ao longo desse tempo, a equipe do NIT/ISA esteve anualmente presente em todos os campi para falar sobre Inovação Tecnológica e Empreendedorismo Inovador, quer seja através de palestras, oficinas, mostra de inovação tecnológica, workshop, rodas de conversas, ou mesmo através das representações do NIT e ISA em cada campus (células), além do trabalho junto às coordenações de curso, para inserção de disciplinas ou de conteúdos relacionados ao tema nas grades curriculares de todos os cursos. 

V Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco encerrou a programação com soluções inovadoras para o semiárido 

Os primeiros produtos provenientes de projetos de pesquisa da instituição, como o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e a Inovação (PAEmpI), já estão chegando ao mercado consumidor. A presença do NIT contribuiu também para a facilitação do aporte em pesquisa de recursos públicos e privados, captados através de parcerias e editais de fomento, que podem ser geridos pelas Fundações de apoio credenciadas (FACTO e FADE).

 

Responsáveis por Startups recebem capacitação

Para a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IF Sertão-PE, Luciana Cavalcanti, o momento é de agradecer às pessoas que contribuíram e continuam ajudando no fortalecimento da instituição como centro de ciência e tecnologia. “Temos muito a agradecer e a comemorar com nossos servidores, pesquisadores, empresários, instituições parceiras, comunidade. Nada disso seria possível sem a presença, o trabalho, a participação, o apoio direto de todos vocês. Nosso maior presente hoje é poder olhar para trás e dizer: Muito obrigada por acreditarem. Continuamos trabalhando, e agora mais ainda, na certeza de que temos muito a construir e de que juntos podemos mais. Um brinde ao novo!”, afirmou ela.  

Visita de estudantes à sede do NIT no IF Sertão-PE

Coordenadora do NIT no IF Sertão-PE, Alessandra Sá destaca as perspectivas futuras de atuação do Núcleo. “Durante esses dez anos plantamos a semente do espírito inovador e empreendedor, que, apesar dos desafios, continua sendo regada com muito trabalho e dedicação. Em breve, novos frutos serão colhidos, por isso, estamos preparando a colheita que será o nosso presente para você: o IF Sertão-PE como Polo de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco”, endossou ela. 

Com informações da pró-reitora Luciana Cavalcanti

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350