Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Seguem abertas as inscrições para bolsas CNPq de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IF Sertão-PE com vigência de 2020 a 2021

Seguem abertas até 28 de maio as inscrições para o edital nº 14/2020, referente às bolsas CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) nível superior e Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI) nível superior para o período de agosto de 2020 a julho de 2021. No total, estão sendo disponibilizadas 24 bolsas para estudantes dos cursos superiores de todos os campi da Instituição, sendo 10 destinadas ao PIBIC CNPq e 14 ao PIBITI CNPq.

De acordo com a retificação nº 01, tanto para a modalidade PIBITI CNPq quanto para PIBIC, as propostas deverão estar voltadas para as áreas de tecnologias prioritárias definidas pelo MCTIC por meio das Portarias nº 1.122, de 19.03.2020 e na 1.329, de 27.03.2020 (clique aqui). As Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) são:

  • Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial; Nuclear; Cibernética; e Segurança Pública e de Fronteira.
  • Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia; e Nanotecnologia.
  • Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços.
  • Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Energias Renováveis; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e Preservação Ambiental.
  • Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica; e Tecnologias Assistivas.

A retificação afirma ainda que: "São também considerados prioritários, diante de sua característica essencial e transversal, os projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam, em algum grau, para o desenvolvimento das Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC e, portanto, são considerados compatíveis com o requisito de aderência solicitado. O pesquisador deverá deixar claro na justificativa do projeto qual dessas áreas será atendida".

Acesse aqui a retificação nº 1 do edital nº 14/2020 e respectivos anexos referentes à concorrência às Bolsas PIBIC e PIBITI 2020/2021.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350