Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Empresa vinculada ao Núcleo de Inovação Tecnológica e à Incubadora do Semiárido do IF Sertão-PE presta assessoria em Plano de Contingenciamento da Covid-19

Quando a Consultoria Sanitária e Assessoria Alimentar (Consan) surgiu em Petrolina-PE, após habilitar-se em edital lançado pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), estávamos no segundo semestre de 2019. Hoje, menos de um ano depois, com a surpreendente e devastadora presença do Novo Coronavírus no mundo, seus idealizadores jamais imaginariam a importância do trabalho que viria a ser desenvolvido pelo empreendimento, incubado no âmbito do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Incubadora do Semiárido (ISA) do IF Sertão-PE, frente às mudanças que a sociedade global terá que enfrentar a partir de então e a respectiva necessidade de planejamento para a retomada das atividades, com o chamado “novo normal” que passa a vigorar na vida de todos.

No dia 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu o primeiro alerta internacional que apontava o surgimento de uma misteriosa pneumonia na cidade Wuhan, província de Hubei, na China Central. Poucos meses depois a nova doença se alastrou por todo mundo, tornado-se uma pandemia e vitimando milhares de pessoas nos diversos cantos do planeta. Atualmente, já são mais de 8 milhões de infectados no mundo, desses, aproximadamente 450 mil perderam a vida.

No Brasil, o número de infectados já beira o primeiro milhão, dos quais quase 50 mil já vieram a óbito, levando em conta apenas os casos confirmados*. Mas ao ler essa reportagem você deve estar se perguntando: e o que a Consan e o IF Sertão-PE têm a ver com isso? A resposta está na área de atuação da empresa. Habilitada por meio do edital nº 54/2019, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPIP), a Consan presta um tipo de assessoria que de uma hora para a outra - ou melhor dizendo, de um ano para o outro - tornou-se estratégica, quiçá essencial, para o retorno das atividades não só no ramo do comércio e dos serviços de gêneros alimentícios mas de toda e qualquer atividade comercial em termos de segurança sanitária, não apenas em Petrolina mas em todo o mundo.

Tal serviço, respaldado por especialistas formados e especializados pelo IF Sertão-PE, pela Univasf e com passagens em outras renomadas instituições de ensino do estado, trata-se da consultoria sanitária destinada à adequação da oferta de alimentos aos novos padrões de segurança e qualidade necessários para a comercialização em restaurantes, lanchonetes, bares e hotéis. No entanto, os novos protocolos de atendimento são extensivos a todo e qualquer estabelecimento comercial e de serviços a partir de agora. Essas mudanças de padrão exigem o conhecimento de normas sanitárias que, supervisionadas por especialistas capazes de implementá-las de forma eficiente, conferem segurança aos serviços prestados e aos produtos comercializados.

A Prefeitura de Petrolina vem promulgando Decretos Municipais destinados a instituir padrões de segurança sanitária e alimentar na prestação de serviços e na comercialização de produtos como forma de preservar a saúde da população durante o processo de adaptação que deve vigorar por tempo indeterminado enquanto durar a pandemia. Nesse sentido, a Consan, que recentemente migrou da fase de pré-incubação para a fase de incubação do NIT, encontra-se apta a prestar serviços de consultoria não só aos setores de produção e comercialização de alimentos como aos demais ramos do comércio, contribuindo para o combate ao avanço da pandemia na região.

Ana Paula Torres é uma das sócias da Consan. Ex-aluna do curso superior de Tecnologia em Alimentos do IF Sertão-PE, ela compõe a equipe técnica da empresa em parceria com o biólogo Pedro Nascimento. A tecnóloga fala sobre a área de atuação da Consan. “Os processos de higienização passaram a vigorar em todos os segmentos e muitas vezes as pessoas acham que apenas a disponibilização de álcool em gel e o uso de máscaras são suficientes para o funcionamento, mas os cuidados vão muito além dessas medidas. Eles incluem a higienização específica a cada duas horas dos ambientes abertos ao público, a higienização eficiente de maçanetas, de maquinetas de cartão, de corrimões e locais de apoio dentre outros. Esses cuidados são extensivos tanto aos colaboradores quanto aos clientes e todos que frequentam o local”, afirmou a especialista.

Ela também lembra que em algum momento a convivência social terá que ser retomada e para isso é necessário que a sociedade esteja atenta aos novos hábitos para a segurança de todos. “O decreto da Prefeitura diz ‘o que’ é preciso fazer. Nós da Consan mostramos o ‘como’ fazê-lo da maneira correta, em conformidade com as normas sanitárias. Para isso, utilizamos slides explicativos, treinamento e supervisão adequados às normas dos órgãos fiscalizadores, no modelo do Plano de Contingenciamento exigido pelo Decreto Municipal, que deve ficar exposto em todos os estabelecimentos da cidade”, finalizou a especialista, que concluiu a graduação no IF Sertão-PE em 2014.

Pré-incubação e incubação de novos empreendimentos

As inscrições para o edital nº 54/2019, que habilitou o empreendimento tecnológico/social Consan e viabilizou sua inserção no mercado, continuam abertas, tendo em vista se tratar de um edital de fluxo contínuo, portanto permanece à disposição de alunos de graduação e pós-graduação, servidores públicos, docentes e pesquisadores inativos e empreendedores da iniciativa privada, tendo como objetivos principais identificar empreendedores, incentivar o surgimento de empresas de base tecnológica e/ou social, aproximar o IF Sertão-PE do setor produtivo, propiciar novas oportunidades de emprego e renda e contribuir para o desenvolvimento local.

Atualmente, além da Consan, outras empresas pré-incubadas e incubadas também prestam serviços e desenvolvem produtos com qualidade e custo acessível, propiciando retorno aos clientes que almejam o desenvolvimento de suas atividades de forma profissional e legalmente instituída.

Acesse AQUI o edital nº 54/2019 de fluxo contínuo.

Consulte AQUI a lista de empresas atualmente pré-incubadas e suas áreas de atuação.

Acesse AQUI a lista de empresas atualmente incubadas e suas áreas de atuação.

Acesse AQUI a lista de empresas graduadas e suas áreas de atuação.

* (Fonte: https://news.google.com/covid19/map?hl=pt-BR&gl=BR&ceid=BR%3Apt-419)

 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350