Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE dá início à implantação de usinas fotovoltaicas que possibilitará a geração de energia sustentável e possibilidade de economia de mais de R$ 1 milhão anual

 O Instituto Federal do Sertão Pernambucano ( IF Sertão-PE ) deu início ao processo de implantação das usinas fotovoltaicas em seus campi: um projeto inovador e moderno que trará benefícios socioambientais e econômicos para a instituição nos próximos 25 anos. No último sábado, os campi Petrolina e Petrolina Zona Rural receberam as infraestruturas de fixação e elétrica, inversores de frequência, além dos módulos fotovoltaicos, materiais necessários à instalação dos painéis solares e geração da energia limpa e sustentável.

 

A reitora Leopoldina Veras e o Pró-reitor de Orçamento e Administração, Jean Carlos Coelho, além dos Engenheiros Ebson Alves e Tiago Luiz foram até o Campus Petrolina para verificar o material das primeiras usinas fotovoltaicas do IF Sertão-PE. A equipe foi acompanhada pelo Diretor-geral Fabiano Marinho.

Há dois anos a instituição já vinha planejando a implantação de uma fonte de energia socialmente responsável e econômica. O primeiro passo dado foi participar da licitação em 2018 e, posteriormente, a busca de recurso extraorçamentário que possibilitasse que o projeto abrangesse os sete campi do IF Sertão-PE. A verba foi conseguida em 2019, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) celebrado com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

 

A Comitiva ainda se deslocou para o campus Petrolina Zona Rural, onde foi recepcionada pelo Diretor-geral, Erbs Cintra.

Nos próximos dias, a empresa ganhadora da licitação começará a montagem das estruturas, iniciando pelo Campus Petrolina Zona Rural. A previsão é que em 60 dias o campus já tenha seu sistema fotovoltaico finalizado e esteja gerando 35% de sua energia de forma sustentável, podendo chegar até 40%. Posteriormente, será a vez do Campus Petrolina. Já os campi Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista, o cronograma ainda será apresentado pela empresa, mas todos os painéis solares deverão ser implantados ainda este ano. A expectativa da Instituição é economizar mais de R$ 1 milhão anualmente, após todas os sistemas instalados. 

 

No campus Petrolina Zona Rural, ainda foi possível acompanhar a instalação das primeiras placas solares. 

Para a reitora Leopoldina Veras, esse é uma marco histórico para a Instituição, pois mostra como o IF Sertão-PE está se modernizando e atento às novas possibilidades. “É um momento de celebração, por meio de uma tecnologia limpa e utilização de energia renovável, estamos contribuindo de forma mais efetiva para o desenvolvimento sustentável. Além disso, permitirá que nossos campi possam economizar com o recurso destinado ao custeio para pagamento das contas de energia e invista em outras ações”. A gestora ainda agradeceu aos servidores que fizeram parte das etapas do projeto. “A implantação das usinas é fruto de um trabalho conjunto que envolveu servidores de várias pastas. Agradeço a cada um pela dedicação e zelo com nossa Instituição, principalmente a toda a equipe da Pró-reitoria de Orçamento e Administração”. 

 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350