Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE intensifica preparativos para a retomada das aulas inicialmente em modo remoto

Seguindo um amplo e cuidadoso debate que reúne gestores, professores e técnicos-administrativos em Educação, bem como estudantes, pais e responsáveis, em torno das medidas a serem tomadas com vistas ao retorno às aulas e à continuidade das demais atividades acadêmicas de pesquisa e extensão, inicialmente de forma remota e, posteriormente, ainda que sem previsão de data, de maneira presencial, os mais de 9 mil estudantes dos diversos níveis e modalidades de ensino dos sete campi do IF Sertão-PE já podem ir se preparando para a retomada gradual das atividades escolares a partir de agosto de 2020.

Aulas no IF Sertão-PE serão retomadas em agosto apenas de maneira remota

Embora as aulas presenciais e as atividades práticas permaneçam ainda sem uma previsão de data para o retorno, a retomada de algumas atividades remotamente de forma emergencial é alentadora num momento em que ainda é necessário manter o distanciamento social para preservação da saúde de todos. Enquanto isso, as equipes pedagógicas e os técnicos em educação do IF Sertão-PE, em sinergia com o corpo docente da Instituição, empenham-se dia após dia no sentido de possibilitar as condições para a retomada gradativa das atividades remotamente, apesar dos impactos causados pela pandemia do Novo Coronavírus, e a consequente interrupção do semestre letivo, que foi necessária em todas as instituições de ensino não só no Brasil, mas em praticamente todo o mundo.

Aulas on-line aliadas aos estudos individuais são as alternativas possíveis para a retomada das atividades neste momento de pandemia 

Para retomar parte das atividades acadêmicas que poderão ser ministradas em modelo on-line, no dia 10 de agosto os campi Petrolina Zona Rural e Serra Talhada reiniciarão parte de suas atividades acadêmicas de modo virtual, e uma semana depois, no dia 17, será a vez dos campi Petrolina, Floresta, Salgueiro, Ouricuri e Santa Maria da Boa Vista retomarem algumas de suas atividades também virtualmente. 

Esforço individual de cada estudante será fundamental para os bons resultados do modelo remoto de ensino 

E para abordar as informações e orientações relativas ao retorno de parte das atividades acadêmicas em modo remoto, será realizada uma live com a reitora Leopoldina Veras, na quinta-feira, 6 de agosto, às 19h. Mas para antecipar alguns esclarecimentos que já podem ser feitos, a pró-reitora de Ensino do IF Sertão-PE, Socorro Tavares, concedeu uma entrevista à Ascom-IFSertão-PE e respondeu algumas questões sobre a retomada das aulas em modo remoto, o calendário 2020, e também sobre a perspectiva de realização do Processo Seletivo 2021. Confira a seguir:

ENTREVISTA

ASCOM-IF SERTÃO-PE - Em relação ao retorno às aulas em modo remoto, como o IF Sertão-PE pretende ajudar os estudantes em condição de vulnerabilidade econômica e social, especialmente com relação à falta de recursos para aquisição de equipamentos e acesso à internet?

PRÓ-REITORA SOCORRO TAVARES - Desde o primeiro momento de suspensão de atividades presenciais, o IF Sertão-PE tem buscado alternativas para sanar essa dificuldade, através de diálogos e apresentação de propostas em todas as instâncias (SETEC/MEC, Fundações, Secretaria Estadual de Educação) na tentativa de angariar recursos para aquisição de materiais. Normativos internos foram adaptados às legislações que viabilizam o ensino remoto emergencial para conseguirmos a segurança necessária em termos dessa oferta. Estamos finalizando os editais da assistência estudantil que possibilitam aos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica terem acesso a um auxílio tecnologia. Cada campus está preparando seu edital com a previsão de valor e critérios para atendimento. Assim esperamos minimizar os impactos.

ASCOM-IF SERTÃO-PE - Do ponto de vista didático-pedagógico, que recursos serão utilizados e quais as principais medidas a serem tomadas para garantir o retorno às aulas em modo remoto sem perdas representativas no processo de ensino e aprendizagem?

PRÓ-REITORA SOCORRO TAVARES - Estamos trabalhando com as perspectivas de atividades síncronas (que requerem que o estudante e o professor estejam on-line ao mesmo tempo, com interação simultânea) e assíncronas (que não requerem que o estudante e o professor estejam on-line simultaneamente), utilizando ferramentas disponíveis institucionalmente pelo IF Sertão PE, especialmente ferramentas do google (classrrom, meet, forms). As aulas deverão ser gravadas para acesso posterior dos estudantes que porventura não conseguirem acessar nos tempos previstos e todas as atividades estarão disponíveis em plataformas de fácil acesso. Os planejamentos docentes devem ser avaliados pelas equipes pedagógicas dos campi antes da execução. Os campi poderão disponibilizar materiais impressos para estudantes que excepcionalmente não consigam acesso aos meios digitais. Estamos adaptando materiais didáticos, capacitando os docentes e estudantes nos usos de ferramentas e modos diferenciados para as novas práticas pedagógicas intencionando minimizar possíveis prejuízos.

ASCOM-IF SERTÃO-PE - Que ajustes serão feitos no calendário acadêmico 2020 e qual a previsão de conclusão do semestre letivo 2020.1?

PRÓ-REITORA SOCORRO TAVARES - Serão feitos todos os ajustes necessários ao cumprimento das cargas horárias das disciplinas. Algumas simulações apontam a conclusão do semestre 2020.1 para o final de outubro ou início de novembro, mas essa é apenas uma projeção que ainda não pode ser confirmada, porque além das disciplinas com abordagem mais teórica precisamos garantir a oferta das cargas horárias de disciplinas práticas. Isso depende da realidade de cada campus e do que vai acontecer com relação à pandemia nesses próximos meses.

ASCOM-IF SERTÃO-PE - Há previsão de calendário para o Processo Seletivo 2021 e sobre como será a seleção para os novos ingressantes na Instituição?

PRÓ-REITORA SOCORRO TAVARES - Considerando que o processo seletivo para os ingressantes do IF Sertão PE já aconteceu totalmente de modo remoto em 2020 (análise de desempenho/histórico escolar), não haverá mudanças para a Seleção de 2021. O cronograma está sendo seguido como planejado e a previsão para abertura de inscrições continua sendo para o mês de setembro.

Fotos: Naelton Goes

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350