Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Empresa vinculada à Incubadora do Semiárido tem projeto aprovado no programa Centelha

Há dois anos, o estudante de Licenciatura em Computação do campus Petrolina Alexandre José Cavalcanti resolveu inscrever uma proposta na Chamada Pública de Incubação de Projetos de Base Tecnológica e/ou Social do IF Sertão-PE. No Startup Weekend Petrolina daquele ano, ele e Mykael Alexandre foram consagrados campeões ao formular uma proposta de gerenciamento de resíduos no agronegócio, que resultou na fundação da empresa Recycle Solutions. Este ano, a empresa se desvinculou da Incubadora do Semiárido (ISA) para um novo voo: o desenvolvimento do projeto “Plataforma IOT para gestão integrada no agronegócio”, aprovado no Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Centelha/PE

A história dessa conquista demonstra o quanto a Incubadora do Semiárido (ISA), vinculada ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propip), tem cumprido a sua missão de fortalecer as ações de Empreendedorismo e Inovação, garantindo oportunidades tanto ao público interno como externo de criação e desenvolvimento de negócios inovadores de base Tecnológica e Social através de apoio técnico e de infraestrutura de Incubação de empresas. Ao longo de dois anos de vínculo com o IF Sertão-PE, os empreendedores tiveram estrutura e capacitação para o gerenciamento da Recycle Solutions.  

“Estar na ISA por dois anos foi fundamental para o desenvolvimento da empresa e dos sócios. Foi lá que aprendemos a fazer mais network, tivemos diversas capacitações e o prazer de conhecer as ideias e projetos incríveis que a ISA apoiou. As capacitações realizadas e até mesmo ingressos para eventos que eram disponibilizados nos fizeram enxergar a realidade de como é ser uma empresa de verdade. Isso nos deu motivação para prosseguirmos com a ideia”, afirmou Mykael. 

Empreendedores vinculados à ISA participam de capacitação para formalização do Microempreendedor Individual (MEI)

Entre os eventos ligados ao empreendedorismo e inovação que a empresa participou, estão o Workshop de Inovação e Empreendedorismo, a Feira de Empreendedorismo da Uninassau, a Mostra de Inovação e Empreendedorismo, o Programa Vale Empreender e o Semiárido Show. A ISA ainda proporcionou a apresentação dos sócios da Recycle Solutions a investidores e profissionais da área da agricultura. 

Foi durante uma participação em evento que Mykael e Alexandre dialogaram com participantes que contribuíram no desenvolvimento de uma nova ideia: entregar ao produtor rural dados reais sobre o aparecimento de pragas no pomar e opções de solução para controlar as pragas usando armadilhas monitoradas e conectadas a uma plataforma na nuvem. A proposta da plataforma IOT, aprovada pelo programa Centelha, conta ainda com um fruto artificial que informa ao produtor a qualidade da aplicação de agrotóxicos. 

Mykael e Alexandre na Feira de Empreendedorismo da Uninassau

O incentivo monetário aprovado para o desenvolvimento do projeto é de R$ 60 mil. Para estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil, o programa Centelha irá oferecer capacitações e suporte para consolidar a solução no mercado de trabalho, dando seguimento ao trabalho da ISA. “A ISA é uma porta para o mundo real do empreendedorismo. Sem esse apoio, levaríamos muito mais tempo para desenvolver nossas ideias”, destacou Mykael. 

 Pré-incubação e incubação de novos empreendimentos

As inscrições para o edital nº 54/2019, que habilita novos empreendimentos tecnológicos e sociais, seguem abertas, tendo em vista se tratar de um edital de fluxo contínuo, portanto permanece à disposição de alunos de graduação e pós-graduação, servidores públicos, docentes e pesquisadores inativos e empreendedores da iniciativa privada, tendo como objetivos principais identificar empreendedores, incentivar o surgimento de empresas de base tecnológica e/ou social, aproximar o IF Sertão-PE do setor produtivo, propiciar novas oportunidades de emprego e renda e contribuir para o desenvolvimento local.

Acesse AQUI o edital nº 54/2019 de fluxo contínuo.

Consulte AQUI a lista de empresas atualmente pré-incubadas e suas áreas de atuação.

Acesse AQUI a lista de empresas atualmente incubadas e suas áreas de atuação.

Acesse AQUI a lista de empresas graduadas e suas áreas de atuação.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350