Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto do IF Sertão-PE propõe medidas preventivas no enfrentamento à Covid-19 para carrinheiros e vendedores ambulantes do Mercado do Produtor de Juazeiro-BA

Nesta quarta-feira (9), o Comitê de Enfrentamento para Ações de Prevenção e Controle da Covid-19  do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) realizou a entrega, no Mercado do Produtor, em Juazeiro-BA, de 880 kits contendo um álcool em gel, um sabonete líquido e duas máscaras. No total, foram entregues 1760 máscaras de tecidos feitas 100% em algodão, em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde. A ação faz parte do projeto “Medidas Preventivas de Combate à Covid-19, junto aos carrinheiros e vendedores ambulantes no Mercado do Produtor de Juazeiro (BA)”, que visa ajudar a proteger esses trabalhadores e seus familiares por meio da interrupção da cadeia de transmissão da Covid-19 em seus ambientes de trabalho.

Durante a entrega dos kits, os beneficiários da ação foram orientados a respeitar as regras de distanciamento na fila

A servidora do IF Sertão-PE Dionísia Santos é a coordenadora da ação. Ela explica como o projeto foi posto em prática. “Como ainda não temos vacinas finalizadas para a doença, as principais medidas para conter a proliferação da Covid-19 são baseadas na prevenção. Então, por meio da distribuição desses kits e das orientações ao público-alvo do projeto, pretendemos contribuir com a proteção da saúde desses trabalhadores. Além disso, diariamente circulam no Mercado do Produtor cerca de 5 a 6 mil pessoas, sendo um espaço propício para disseminação do vírus. Portanto, é um ambiente que merece atenção quanto aos cuidados na prevenção da Covid-19”, concluiu.

Carrinheiros e carregadores do Mercado do Produtor de Juazeiro-BA elogiaram a ação do IF Sertão-PE 

Para o presidente da Associação dos Carrinheiros e Carregadores do Mercado do Produtor ( ACCAMP), Luiz Donizetti, a iniciativa merece elogios. ‘Foi uma ação muito boa. O nosso trabalho é um trabalho de risco. Todos os dias estamos dentro do Ceasa, convivendo com pessoas de diversos estados e o que a gente tiver de suporte e de apoio para se proteger é muito bem-vindo. O trabalho feito hoje aqui pelo IF Sertão-PE tem um grande valor para nossa classe”.

Entrega dos kits contou com a supervisão técnica das enfermeiras do IF Sertão-PE, integrantes do Comitê de Enfrentamento para Ações de Prevenção e Controle da Covid-19 

Além dessa ação, o IF Sertão-PE está executando mais dez projetos, coordenados por servidores de todos os campi do Instituto, através do edital nº10/2020, que selecionou iniciativas para enfrentamento da emergência de saúde pública, nas áreas de Pesquisa, Extensão e Inovação. No total, quase R$ 220 mil serão investidos no combate à Covid-19. O orçamento foi captado por meio de recurso extraorçamentário junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)/MEC.

Além do álcool 70%, foram doados sabonete líquido e máscaras reutilizáveis

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350