IF Sertão-PE comemora outorga de grau à primeira turma de concluintes do Profept

A noite desta sexta-feira (23) foi especialmente significativa para os nove concluintes da primeira turma do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) do IF Sertão-PE, que receberam o grau de mestres em uma solenidade virtual, acompanhada pelos servidores, amigos e familiares por meio do canal institucional no Youtube. Os primeiros egressos do Profept destacaram a gratidão aos professores e servidores que atuam na oferta do mestrado, no campus Salgueiro, e os esforços da turma para superar os desafios do deslocamento durante as aulas, motivados pelo tão sonhado título, conquistado esta noite.

O Profept é ofertado nacionalmente, tendo polos em vários Institutos Federais. No IF Sertão-PE, ele vem sendo oferecido no campus Salgueiro, mas os alunos vem das mais diferentes cidades, tendo muitas vezes que enfrentar grandes deslocamentos para assistir às aulas regulares. A determinação em vencer esse desafio foi um dos destaques nos discursos da noite, como pontuou a professora homenageada pela turma, Josilene Almeida Brito. "Vocês superaram muitos obstáculos enfrentando esses deslocamentos, vindo dirigindo de outros estados, muitas vezes tendo que enfrentar a estrada novamente logo após as aulas, e não deixaram de se dedicar nem um minuto ao objetivo que era integralizar o curso com sucesso. Vocês são grandes vencedores, mostraram a força que têm e estão de parabéns. É muito emocionante para nós estarmos aqui hoje, comemorando essa conquista", afirmou.

Nove concluintes do Profept receberam o grau de mestres em Educação Profissional e Tecnológica

O apoio dos professores também mereceu lugar de destaque nas falas da turma, em especial da oradora Neri Xavier. "A palavra de hoje é gratidão. Gratidão aos mestres, nossos orientadores, aos servidores, a secretaria, a todos que nos ajudaram a trilhar esse caminho até aqui. Nós viemos idealizando esse título [de mestre] desde a aula inaugural, lá em 2018, e ver isso se tornar realidade é muito gratificante", afirmou.

Em seu discurso, o coordenador do Profept, professor Kelsen Oliveira, falou sobre o pioneirismo da turma e da importância da oferta de pós-graduação no sertão pernambucano. "Vocês são desbravadores, abriram caminho para a formação de pesquisadores no sertão. Vocês criaram oportunidades para que outros servidores e outros professores de fora dos IFs possam se espelhar nos resultados do Profept e também contribuir com a formação de pesquisa em educação profissional e tecnológica. É uma grande conquista que nos deixa muito orgulhosos", destacou.

A professora pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Luciana Cavalcante, também discursou durante a colação, reforçando o desejo de que os laços criados durante o curso sigam fortalecidos. "Foram dois anos de dedicação às pesquisas, junto com os orientadores, o corpo docente. Vocês agora são professores e pesquisadores. Nossas portas estarão sempre abertas para continuarmos construindo conhecimento", disse a professora.

Após a outorga de grau, o diretor do campus, Josenildo Forte, parabenizou a turma pelo título conquistado, e falou da importância do Profept para o IF Sertão-PE e a região do sertão pernambucano. "Com o Profept, o Instituto mostra sua força para levar educação de qualidade em diferentes níveis à região do sertão. Todos os alunos estão de parabéns por fazer parte dessa história, e merecem todo sucesso em suas trajetórias", afirmou.