Semana do Livro e da Biblioteca do IF Sertão-PE celebra o centenário de Clarice Lispector

Em 2020, Clarice Lispector completaria 100 anos. Autora de clássicos como “A Hora da Estrela” e “Felicidade clandestina”, Clarice foi uma das escritoras brasileiras mais profícuas, passeando pelos romances, contos, crônicas e pela literatura infantil. A patrona da literatura em Pernambuco é a homenageada da Semana do Livro e da Biblioteca do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IF Sertão-PE

O evento é promovido pelo Sistema de Bibliotecas (SIBI) e acontece entre nos dias 10 e 11 de novembro, pela plataforma Google Meet. As atividades são abertas ao público e darão direito a certificados de participação. Os interessados devem se inscrever através do IFEventos. Os links para acesso às salas onde acontecerão as atividades serão disponibilizados por e-mail, instantes antes do início dos eventos.

A oficina “Biblioterapia: Felicidade Clandestina de Clarice Lispector – Vamos falar de felicidade?” será realizada terça-feira (10), das 19h às 20h30. A biblioterapia consiste em uma terapia por meio dos livros, que será realizada a partir das obras de Clarice Lispector. A oficina será ministrada pela bibliotecária da FIESC/SESI/SENAI Chapecó-SC, Fabrícia Fortes, que possui experiência na área de Biblioteca Escolar e Infantil, com ênfase em elaboração de projetos pedagógicos, atividades de dinamização da leitura, contação de histórias e organização de eventos culturais.

A outra oficina ofertada na Semana do Livro e da Biblioteca do IF Sertão-PE é intitulada “Uma noite com Clarice” e será uma oportunidade para conhecer Clarice Lispector e suas obras literárias. A atividade acontece quarta-feira (11), das 19h às 20h30. Terá como facilitadoras as professoras do campus São Bento do Sul do Instituto Federal Catarinense (IFC), Ana Paula Villela, mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista, e Raquel Custódio, doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia e veio ainda criança com a família para o Brasil. Clarice estudou na Faculdade Nacional de Direito, trabalhou como repórter na Agência Nacional e no jornal ‘A Tarde’, mas sua grande paixão foi a literatura.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro