Projeto do IF Sertão-PE voltado para economia 4.0 é selecionado entre mais de 200 propostas

IF Educa 4.0. Este é o nome do projeto do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IF Sertão-PE selecionado entre mais de 200 trabalhos, voltados para a economia 4.0, de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país. O trabalho coordenado pelas professoras Andréa Nunes e Rosemary Barbosa de Melo, ambas do Campus Petrolina Zona Rural, foi o sétimo colocado na chamada pública realizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES.

 

O objetivo do IF Educa 4.0 é capacitar 160 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas de Petrolina em empreendedorismo, inovação e uso das tecnologias digitais da Economia 4.0. “O diferencial do projeto apresentado está no caráter de uma educação empreendedora e inovadora que vise estimular as pessoas envolvidas a buscarem soluções sustentáveis para problemas reais que interferem na sua qualidade de vida e da comunidade no seu entorno”, explica uma das coordenadoras do IF Educa 4.0, Andréa Nunes.

Com a aprovação na chamada do IFES, o IF Educa 4.0 receberá um aporte de mais de R$ 123 mil reais. Esses recursos serão utilizados para a compra de equipamentos e material consumo e para o pagamento de bolsas para os executores do projeto. O IF Educa 4.0 será desenvolvido durante dois anos (de novembro de 2020 a novembro de 2022) em escolas do município de Petrolina, que é parceiro do projeto através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes,  e nos laboratórios do Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.

A Economia 4.0 se pauta no desenvolvimento de soluções para questões da vida em sociedade, por meio de tecnologias disruptivas, ou seja, que provocam rupturas nos padrões, modelos e tecnologias estabelecidos no mercado. Para a também coordenadora do projeto, Rosemary Barbosa de Melo, o IF Educa 4.0 “está em consonância com o que foi apresentado no relatório do Fórum Mundial da Economia (2020), onde enfatiza que as competências e aptidões esperadas pelos profissionais permeiam habilidades que permitam construir, projetar e trabalhar ao lado de sistemas tecnológicos”, finalizou.