Evento promovido pelo IF Sertão-PE discute racismo no serviço público

A Comissão de Ética do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IF Sertão-PE realiza, na próxima sexta-feira (20), o evento: “Serviço Público e racismo: desafios éticos”. O Encontro é promovido pela Comissão de Ética do IF Sertão-PE e tem como públicos-alvo servidores e estudantes da instituição. Para participar, basta acessar o link da sala (meet.google.com/yvi-ifjb-anv) onde vai acontecer o evento, a partir das 9h30. A participação na mesa-redonda é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Segundo um levantamento do Instituto econômico de Pesquisas Aplicadas – IPEA, os negros ocupam quase metade dos cargos no serviço público, mas estão ausentes nas carreiras mais valorizadas e têm salários médios inferiores aos dos brancos. Além disso, também são recorrentes denúncias de racismo estrutural praticado por servidores públicos no exercício da função – o tema, inclusive, é matéria de projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados. É sobre esse cenário que o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (Natal-RN), Vladimir de Castro, a professora do curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás, Rayane Gomes, e a juíza do Tribunal Regional do Estado do Pará, Andrea Bispo, vão discutir. A mediação do evento será do professor e membro titular da Comissão de Ética do IF Sertão-PE, Herlon Bezerra.

O encontro “Serviço Público e racismo: desafios éticos” acontece no Dia da Consciência Negra, que faz referência à morte de Zumbi dos Palmares. Só em 2003 a data foi incluída no calendário escolar nacional e, em 2011, instituída oficialmente por uma lei federal.

Comissão de Ética

O evento “Serviço Público e racismo: desafios éticos” é realizado pela Comissão de Ética mantida pelo IF Sertão-PE e vinculada à Comissão de Ética Pública, localizada em Brasília. A comissão é o órgão responsável pela disseminação da ética pública, por consultas quanto à conduta ética dos servidores e pela apuração de responsabilidades por infração ao Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Recentemente, o Técnico em Tecnologia da Informação, Andson da Silva Rodrigues, assumiu a presidência da Comissão de Ética do IF Sertão-PE. Este será o primeiro evento realizado pela comissão nessa nova proposta, mas a ideia é que aconteçam outros eventos para a discussão de assuntos relevantes para o dia-a-dia do serviço público.