IF Sertão-PE reserva vagas para candidatos de escolas públicas, negros, indígenas e com deficiência na seleção para cursos técnicos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão-PE está com inscrições abertas para o Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos presenciais e à distância. Estão sendo oferecidas mais de 2000 vagas em três modalidades: “integrado ao Ensino Médio”, voltada para estudantes concluintes ou que já concluíram o Ensino Fundamental; “Subsequente ao Ensino Médio”, destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; e o PROEJA e PROEJA FIC, para quem concluiu ou está concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tenha 18 anos ou mais na data da matrícula.

Na distribuição geral de vagas, 50% das oportunidades são para estudantes oriundos de escolas públicas, sendo metade para quem tem renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade sem exigência de comprovação de renda. Dentro desses dois subgrupos, há reservas de vagas para candidatos negros, indígenas e com deficiência. O sistema de cotas existe para diminuir as desigualdades econômicas, sociais e educacionais e foi definido por lei em 2012.

As oportunidades deste processo seletivo são para todos os campi do IF Sertão-PE: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro Serra Talhada e Ouricuri. As inscrições são feitas, exclusivamente, pela internet, no endereço: aluno.ifsertao-pe.edu.br. A seleção será feita através de análise do histórico escolar. Por isso, no momento da inscrição, o candidato deve anexar o documento (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio) e inserir as notas, exigidas no respectivo edital, no sistema.

As inscrições terminam no dia 20 de dezembro e os candidatos podem apresentar uma declaração de desempenho escolar, caso não tenham acesso em tempo hábil ao histórico ou documento equivalente. O IF Sertão-PE disponibiliza o modelo de declaração de desempenho escolar, que deve ser preenchido, assinado e carimbado pelo responsável pela escola.

Faça sua inscrição aqui.

Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Ensino Médio Integrado” (Edital 43/2020)

Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” (Edital 44/2020)

Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Proeja e Proeja FIC” (Edital 45/2020)