Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE realiza webinário sobre pesquisa científica e inovação nesta segunda (21)

Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica nível superior (Pibic), nível médio (Pibic Jr.) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) serão apresentados e debatidos em webinário realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip) do IF Sertão-PE nesta segunda-feira (21). Com a participação de servidores vinculados à Propip, ao Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos (CEP) e à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), o seminário “Pesquisa Científica e Inovação em Pauta: o contexto do edital nº 39/2020” será transmitido no canal do YouTube do IF Sertão-PE das 14h às 17h. As inscrições já estão abertas no IFEventos

Entre os palestrantes do evento virtual, estão Paulo Sérgio Dalmás, que apresentará o edital de seleção para o Pibic, Pibic Jr. e Pibiti; Ednaldo da Silva, debatendo a importância da  ética na pesquisa em seres humanos; Marcos Antonio Batista, expondo a operacionalização da submissão de projetos à análise ética; e Rodolfo Peixoto, que discorrerá sobre o papel da Comissão de Ética no Uso de Animais. A proposta é dirimir dúvidas sobre o edital e os projetos que deverão ser submetidos ao CEP e/ou CEUA, além de apresentar os sistemas utilizados na submissão e acompanhamento do projeto.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francisco Kelsen, o intuito do webinário Pesquisa Científica e Inovação em Pauta é garantir um espaço para a discussão de temas vinculados à Propip, “de tal forma que a comunidade acadêmica e científica possa esclarecer dúvidas, discutir temáticas importantes no âmbito da pesquisa e da inovação e estreitar o diálogo entre comunidade e Pró-Reitoria”, afirma ele. Com a vinculação do seminário pelo canal do IF Sertão-PE no YouTube, ficará o registro da sessão para futuros acessos da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

As propostas para o edital nº 39/2020 devem ser encaminhadas até o dia 31 de janeiro de 2021 via SUAP-Pesquisa. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 127 quotas de bolsas, sendo 45 para o Pibic, 52 para o Pibic Jr. e 30 para o Pibiti. As bolsas variam de R$ 300 a R$ 400, de acordo com a modalidade de inscrição. Os projetos aprovados e não contemplados com bolsa poderão ser desenvolvidos como Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC). O resultado final está previsto para o dia 19 de março de 2021. 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350