Em reunião extraordinária, Colégio de Dirigentes decide pela continuidade do ensino remoto no IF Sertão-PE

Em virtude da permanência do cenário de incerteza quanto à evolução da pandemia de Covid-19, o Colégio de Dirigentes (Codi) do IF Sertão-PE decidiu, em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira (23), pela continuação das atividades de ensino de forma remota até o final do semestre 2020.2, que encerra em março, e o início do semestre letivo 2021.1, que prossegue de abril até setembro deste ano. De forma unânime, os dirigentes dos diversos campi do IF Sertão-PE defenderam que o retorno às atividades presenciais deverá ocorrer de maneira progressiva e estrategicamente articulada, visando preservar a integridade física e psíquica dos estudantes, servidores e demais colaboradores da instituição.

Em sua fala de abertura, a reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, ressaltou o contínuo esforço até então empreendido pela instituição, no sentido de garantir o êxito e a continuidade das atividades de ensino de forma remota. “Desde o ano passado, foram adquiridos mais de 2.000 tablets, 1.300 chips e outros equipamentos, além de auxílios tecnológicos que foram disponibilizados aos estudantes, possibilitando, assim, a continuação das atividades de ensino de forma remota”, destacou a reitora. “Neste momento, estamos nos preparando  para a possibilidade de retorno às atividades pedagógicas com o ensino híbrido, o que deverá ocorrer de forma gradativa e segura”, acrescentou.

Ainda durante o encontro, realizado por meio de videoconferência, os dirigentes de cada campus lembraram que o momento exige bastante cautela, visto que o índice de vacinação da população em geral ainda permanece muito abaixo do ideal, quando comparado ao número de novos casos confirmados da doença. Na sequência, os gestores relataram os diversos desafios enfrentados pelo IF Sertão-PE para o retorno imediato às atividades presenciais, como a limitação de recursos financeiros para a aquisição de materiais de limpeza e para a contratação de mão-de-obra especializada, em conformidade com as medidas de biossegurança atualmente em vigor. De acordo com a reitora, o orçamento previsto para 2021 corresponde a apenas 40% do valor recebido pelo IF Sertão-PE em 2020, sendo que, até o momento, somente 1/18 desse percentual foi repassado à instituição.

Para além das restrições orçamentárias, a decisão pela continuidade do ensino remoto foi também motivada pelos números crescentes associados à pandemia de Covid-19, num momento em que se verifica uma superlotação nas unidades de saúde em todo o país e, mais especificamente, no estado de Pernambuco. Na tarde de ontem (23), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou novas medidas de contenção da pandemia, face ao rápido avanço do número de casos registrados da doença, como a proibição de atividades econômicas em 63 cidades, das 20h às 5h, e a prorrogação da proibição de eventos por mais 15 dias, válida para todo o estado.

Por fim, os membros do órgão colegiado reafirmaram que a instituição permanecerá atenta e em constante monitoramento do cenário epidemiológico, buscando diferentes estratégias de enfrentamento e empreendendo esforços continuados para minimizar os impactos provocados pela pandemia.