Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Livro digital “Estudos da Argumentação sob Diferentes Perspectivas de Análise” já está disponível no Relei@

“Argumentar é uma atividade verbal na qual o orador, ao fazer uso da palavra, pretende, de algum modo, influenciar o auditório, recorrendo, para isso, à interação da imagem de si e das teses e argumentos mobilizados nos discursos”. É com esta definição, presente em seu texto de abertura, que se inicia a obra “Estudos da Argumentação sob Diferentes Perspectivas de Análise”, que já se encontra disponível no Repositório Leituras Abertas (Relei@) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Lançada em formato digital, a obra foi contemplada para publicação por meio do edital nº 14/2019, destinado à publicação de livros eletrônicos em fluxo contínuo. De autoria coletiva, o livro reúne 13 artigos sobre a temática produzidos por 27 pesquisadores de diferentes instituições, sendo a maioria deles servidores do IF Sertão-PE.

 

De acordo com um dos organizadores da coletânea, Samuel Monteiro, o objetivo da obra é “outorgar visibilidade à interface dos estudos da Argumentação com outras áreas do conhecimento, assim como, estimular novas possibilidades investigativas nesse campo de estudos”. Segundo ele, “a seleção dos capítulos para compor a obra observou a qualidade, consistência e inovação teórica de cada pesquisa para o campo de estudos em que se insere”. “Além disso, o livro buscou agregar diversas possibilidades de investigação no campo da Argumentação, articulando-o com outras áreas do conhecimento”, acrescenta Monteiro.

Publicada com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip), a obra está dividida em duas partes, de modo que os capítulos foram organizados em função das categorias teóricas neles presentes: a primeira parte, intitulada “O ethos e o auditório”, reúne um conjunto de sete textos, que problematizam esses conceitos sob diferentes perspectivas de análise; já a segunda, denominada “Técnicas argumentativas em diversos gêneros discursivos”, apresenta outros seis estudos, envolvendo as principais técnicas de argumentação utilizadas em variados gêneros do discurso. 

Segundo os organizadores, os 13 textos selecionados para a composição do livro foram elaborados ao longo da disciplina “Discurso e Argumentação”, ministrada em 2019, no curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Letras, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), como resultado de um convênio firmado com o IF Sertão-PE. De acordo com a Propip, o lançamento virtual do livro será realizado durante uma roda de conversa com os autores no dia 22 de abril, a partir das 16h, por meio do canal do IF Sertão-PE no Youtube.

Para mais informações sobre a chamada de apoio à publicação de livros eletrônicos em fluxo contínuo do IF Sertão-PE, acesse o edital nº 14/2019 nesta página.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350