Mais um livro digital está disponível no Relei@

Após a publicação recente do livro “Estudos da Argumentação sob Diferentes Perspectivas de Análise”, mais uma obra digital está disponível para consulta no Repositório Leituras Abertas (Relei@) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Trata-se do título “Monitoramento das Políticas Públicas de Ensino no IF Sertão-PE: Desafios e Perspectivas”, publicado com o apoio do edital n.º 14/2019, destinado à publicação de livros eletrônicos em fluxo contínuo.

A autora do livro e professora do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, Maria Marli Melo Neto, explica que a obra é resultado de uma pesquisa desenvolvida por ela durante o curso de Mestrado Profissional em Educação, oferecido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em parceria com o IF Sertão-PE (Minter). O estudo, que teve como objetivo avaliar o monitoramento das políticas públicas de ensino no âmbito do IF Sertão-PE, foi realizado entre 2016 e 2018, tendo sido defendido publicamente em agosto de 2019.

Segundo a autora, a ideia de publicação em livro surgiu logo após a conclusão do mestrado, mas só foi concretizada, de fato, “neste período de pandemia, como forma de manter uma atividade que me permitisse vivenciar o momento de isolamento social de forma menos traumática”. Na sua avaliação, “a pertinência deste trabalho está em propiciar uma discussão a respeito das políticas públicas de educação dos Institutos Federais, de modo particular do IF Sertão-PE, a partir dos indicadores de gestão para além de um mero instrumento ou ferramenta de poder, mas como indicadores que permitem efetivamente alcançar os índices de qualidade e eficiência da educação pública que a sociedade espera”, argumenta.

“Embora não haja nenhuma pretensão de propor soluções mágicas ou infalíveis para a problemática, o resultado de minha pesquisa propôs uma metodologia de acompanhamento dos indicadores de eficiência e eficácia numa perspectiva de acompanhar o estudante do ensino médio integrado desde a sua chegada ao IF Sertão-PE até a sua saída, a fim de intervir em suas dificuldades durante o processo de ensino-aprendizagem”, esclarece Marli. Além disso, o estudo procura “interligar os resultados obtidos com os objetivos pretendidos quando foram criados os Institutos Federais”, acrescenta.

O lançamento do livro “Monitoramento das Políticas Públicas de Ensino no IF Sertão-PE: Desafios e Perspectivas” será realizado no dia 22 de abril, às 16h, durante uma roda de conversa envolvendo os autores das duas obras digitais recém-publicadas na plataforma Relei@. A transmissão do evento será feita pelo canal do IF Sertão-PE no YouTube.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro