Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE lança novos ambientes virtuais de aprendizagem e central de chamados para EAD

Mais um conjunto de ferramentas tecnológicas voltadas para o ensino e a aprendizagem já está disponível para toda a comunidade do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Na última quarta-feira (28), o Departamento de Educação a Distância (DPEAD) – setor responsável pela proposição, implementação e pelo desenvolvimento das políticas e ações voltadas à oferta da EaD no IF Sertão-PE – anunciou o lançamento de novos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e da central de chamados para EAD, que desde então passaram a integrar o catálogo de soluções tecnológicas oferecidas pela instituição.

 

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Socorro Tavares, “essas são algumas das ações de EAD que estão em andamento e que podem apoiar o ensino remoto emergencial, bem como, a oferta de novos cursos à distância com esforço próprio e de forma institucionalizada no IF Sertão-PE”. Na avaliação do professor e chefe do DPEAD, Eudis Teixeira, os novos ambientes virtuais de aprendizagem e a central de chamados para EAD, recém-implementados pelo setor com o apoio da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), representam uma importante conquista para a instituição, ao oferecer novas ferramentas e possibilidades de interação entre aprendizes e educadores. Segundo ele, embora as funcionalidades existentes sejam basicamente as mesmas nos diferentes AVA, cada um deles foi concebido para um público e/ou uma finalidade específica: estudantes da EAD, estudantes do ensino presencial e treinamento, sendo este último mais voltado para a capacitação de servidores.

“Os novos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA Moodle) disponibilizados têm o objetivo de prover uma fácil comunicação, a disponibilização de materiais didáticos, o gerenciamento e o suporte à oferta de disciplinas e cursos para estudantes do ensino presencial, EAD e a capacitação de servidores em nossa instituição”, explica Teixeira. Já a central de chamados para EAD “será responsável por centralizar as solicitações dos usuários e oferecer uma série de mecanismos para gerenciar demandas específicas da EAD, como por exemplo: emissão de certidões e declarações, pareceres pedagógicos, serviços de audiovisual, transmissões ao vivo ou, ainda, solicitações inerentes ao gerenciamento dos ambientes virtuais”, acrescenta. 

O acesso aos novos AVA, assim como à central de chamados referentes à EAD, deverá ser feito pelo usuário a partir das suas credenciais de entrada no Sistema Unificado da Administração Pública (Suap). Para conhecer os novos ambientes virtuais de aprendizagem, basta acessar um dos seguintes endereços eletrônicos, consoante a finalidade desejada:

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350