Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE assina Protocolos de Intenções para abertura de polos EaD em quatro municípios pernambucanos

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) assinou Protocolos de Intenções para abertura de polos de Educação a Distância com quatro municípios da região: Afrânio, Lagoa Grande, Orocó e Cabrobó. A articulação com as gestões municipais foi realizada através do Departamento de Educação a Distância – DPEaD, do IF Sertão-PE, e os termos foram assinados em reuniões realizadas nos dias 19 e 20 de maio.

 

Secretária de Educação de Orocó, Maria Brandão, e o chefe do Departamento de Educação a Distância do IF Sertão-PE, Eudis Teixeira, celebram assinatura de Protocolo de Intenções

A assinatura dos Protocolos de Intenções é o primeiro passo para a implantação dos polos EaD. A partir disso, os municípios devem apresentar as comprovações das contrapartidas (infraestrutura física, equipamentos, indicação de coordenador local). A etapa seguinte é a aprovação do projeto pelo Colégio de Dirigentes e pelo Conselho Superior do IF Sertão-PE. E, então, é feita a vistoria in loco e a assinatura do Termo de Cooperação entre o instituto e o município. A expectativa do chefe do DPEaD, professor Eudis Teixeira, é de que “nos próximos semestres, o IF Sertão-PE oferte alguns cursos nas modalidades “Formação Inicial Continuada” e “Pós-Graduação EaD” com porcentagem de vagas destinadas a esses municípios, a partir da intenção de parceria”, explicou.

Prefeito de Lagoa Grande, Valmir Cappellaro, assina Protocolo de Intenções
para instalação de Polo EaD do IF Sertão-PE na cidade

A intenção é ofertar cursos EaD em todos os níveis ofertados pelo IF Sertão-PE nos municípios onde os polos estiverem instalados. O prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, avaliou a como positiva a iniciativa do IF Sertão-PE e tem grandes expectativas, a partir do acordo. “É importante firmarmos essas parcerias com quem possui as expertises e assim trazer para Lagoa Grande um polo educacional do Instituto Federal para ensino híbrido e, quem sabe, em breve implantarmos um polo contínuo para o ensino presencial na cidade”, analisou Cappellaro.

Em Afrânio, assinatura do Protocolo de Intenções foi feita pelo Vice-Prefeito do Município, Cloves Ramos,
e pela Secretária de Educação, Maria do Socorro Barros

Já a Secretária de Educação de Afrânio, Maria do Socorro Barros, comemorou a assinatura do protocolo. “No mês de aniversário da cidade de Afrânio, recebemos um presente: a volta do IF Sertão-PE com cursos FIC EaD, Superior EaD e cursos de Pós-graduação. Assinamos hoje o Protocolo da Intenção da implantação do Polo do IF Sertão-PE em nosso município que atenderá alunos de toda região e circunvizinhos”, frisou Barros.

A iniciativa estratégica para abertura de novos Polos EaD é um dos subprojetos para consolidação da institucionalização da EaD no IF Sertão-PE. Este esforço busca fortalecer e ampliar as atividades de educação a distância no sertão pernambucano, consolidando e expandindo cursos EaD, em harmonia com os arranjos produtivos, culturais e sociais locais.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350