Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE abre seleção para bolsas PIBIC e PIBITI CNPq

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip), publicou o edital nº 17/2021, que rege o processo de seleção de interessados a bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. As oportunidades são para interessados, de todos os campi do IF Sertão-PE, em bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) nível superior e para o Programa de Iniciação em Desenvolvimento tecnológico e Inovação (PIBITI) nível superior.

Estão sendo oferecidas 10 bolsas para a modalidade PIBIC CNPq e 14 para o PIBITI CNPq, para ampla concorrência entre os sete campi do IF Sertão-PE. As bolsas são no valor de R$ 400 para as duas modalidades. Cada professor/pesquisador pode submeter até dois projetos para a modalidade PIBIC CNPq. Já para as bolsas PIBITI CNPq não há restrição quanto ao número de propostas submetidas. 

Entre os requisitos para a obtenção de bolsas por estudantes estão a necessidade de estar matriculado regularmente em cursos de graduação presencial ou a distância, não ter vínculo empregatício ou ser beneficiário de outro tipo de bolsa de mesma modalidade do IF Sertão-PE ou de outra instituição e submeter apenas um projeto e ser selecionado e indicado por um orientador. O edital especifica outras exigências feitas aos candidatos.

Para os professores/pesquisadores interessados orientar projetos, as exigências são, entre outras: ter vínculo com o IF Sertão-PE (no caso de professor substituto, é obrigatória a colaboração de um professor efetivo, que deve apresenta rum termo de compromisso assinado), ser pesquisador com titulação de doutor e/ou mestre, com expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente e ser membro de Grupo de Pesquisa, conforme cadastro em Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq, cadastrado e certificado pelo IF Sertão-PE.

As inscrições devem ser feitas através do Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP, entre os dias 29 de maio e 29 de junho As propostas submetidas para ambas modalidades devem estar voltadas para as chamadas áreas de tecnologias prioritárias definidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. As categorias são: Tecnologias Estratégicas, Tecnologias Habilitadoras, Tecnologias de Produção, Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias para Qualidade de Vida. A descrição de cada uma dessas tecnologias pode ser consultada no edital nº 17/2021.

A seleção das propostas será feita em três etapas: análise da documentação, avaliação técnica, científica e tecnológicas de revisores Ad hoc e julgamento final pelo Comitê Interno de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Os critérios para avaliação dos projetos estão elencados no edital vigente e balizarão todo o processo. 

O período de execução dos projetos vai de setembro de 2021 até agosto de 2022. O resultado parcial das inscrições homologadas será conhecido no dia 02 de julho e os recursos a esta etapa podem ser interpostos entre os dias 03 e 05 do mesmo mês. O resultado final da seleção será divulgado no dia 25 de agosto.

Para acessar o edital nº 17/2021, clique aqui.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350