IFSertãoPE propõe questionário para avaliação do acesso ao ensino remoto pelos estudantes

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) realizará, a partir desta quinta-feira (10), uma pesquisa destinada à avaliação do acesso ao ensino remoto pelos estudantes da instituição. Proposto pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o questionário tem como objetivo monitorar as formas de acesso dos alunos às ferramentas de trabalho educacional em modo remoto, tendo como referências o ano letivo de 2020 e o primeiro semestre de 2021. Conforme anunciado pela Proen, o formulário deverá ser respondido por todos os estudantes regularmente matriculados no IFSertãoPE até o dia 30 de junho deste ano, independentemente do nível ou da modalidade de ensino.

 

O monitoramento do acesso ao ensino remoto pelos estudantes teve início em abril do ano passado, quando foi aplicado o primeiro questionário com essa finalidade. Na ocasião, “os resultados possibilitaram a busca de recursos para auxílios digitais, a criação de normativos internos sobre o ensino remoto e a organização das capacitações destinadas aos servidores”, consoante explica a pró-reitora de Ensino do IFSertãoPE, Socorro Tavares. “Em paralelo, as atividades de ensino, incluindo permanência e evasão, são acompanhadas continuamente através dos diários de classe”, acrescenta.

Segundo ela, o atual questionário pretende coletar dados sobre o desempenho dos estudantes no último ano letivo, “considerando as experiências vivenciadas, as dificuldades encontradas e as superações”. “A partir das respostas ao questionário e de outras ações de mapeamento que estão sendo realizadas (acompanhamento dos diários de classe no Suap e (re)organização das comissões permanentes do acompanhamento de permanência e êxito), serão planejadas, com os campi, ações que minimizem os problemas apontados”, conclui Socorro.

Para responder ao questionário, acesse aqui.