IFSertãoPE realiza pesquisa de viabilidade para a criação de um novo curso de especialização

Nesta quarta-feira (16), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip), anunciou a realização de uma pesquisa de viabilidade para a possível implantação de mais um curso de pós-graduação na categoria lato sensu. A proposta destina-se à criação do curso de Especialização em Ensino de Ciências, a ser oferecido na modalidade educação a distância (EAD) e com vagas disponíveis para os diversos campi da instituição. A pesquisa de viabilidade é aberta à participação do público em geral e estará disponível até o dia 28 de junho, por meio do formulário disponível nesta página.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSertãoPE, Kelsen Oliveira, a proposta de criação do curso surgiu após alguns relatos de estudantes durante as reuniões virtuais do projeto Reitoria Itinerante (RI) deste ano, que manifestaram o seu interesse em continuar estudando na instituição em cursos de pós-graduação. “Dessa forma, analisamos as solicitações da RI e as coordenações de pesquisa realizaram um levantamento dos pares interessados na proposta, que responderam a um formulário eletrônico lançado pela Propip e se colocaram à disposição para compor a comissão responsável pelo estudo de viabilidade para implantação do curso”, relata Oliveira.

Caso seja implantada, a Especialização em Ensino de Ciências terá como público-alvo os egressos dos cursos de licenciaturas do IFSertãoPE e, ainda, os docentes em atuação nas redes pública e privada de ensino, especialmente nas áreas de Matemática, Física, Química, Biologia e Engenharias, entre outras. Para Oliveira, “a criação do curso poderá contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente, da aprendizagem dos discentes das disciplinas mencionadas nas diferentes séries e redes de educação”. Assim, “ao tratar a ciência de um forma transdisciplinar, multidisciplinar ou interdisciplinar, o curso possibilitará uma discussão mais aprofundada, engrandecedora para todas as áreas envolvidas e alinhada aos conceitos norteadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que é um conceito-base da criação da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia”, conclui.