Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Rede Federal se une para celebrar as competências jovens

O Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) é um dos sete institutos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e está convidando estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para participar das atividades globais alusivas ao Dia Mundial das Competências de Jovens, que é celebrado no dia 15 de julho.

Os interessados podem compartilhar vídeos de como se adaptaram aos novos modelos de treinamento e aprendizagem no ano passado, além de quais habilidades eles acham que serão importantes na era pós Covid-19. Podem participar da iniciativa os estudantes com idade entre 15 e 24 anos.

As histórias serão compartilhadas em uma campanha global para marcar a data. Para isso, o conteúdo deve ser produzido e publicado nas mídias sociais dos estudantes, utilizando #TVETYouth #WYSD2021, até o dia 8 de julho. As orientações para participação da campanha, assim como dicas para a captura das imagens, estão descritas no site da UNESCO-UNEVOC. É importante frisar que os estudantes que participarem da iniciativa precisam preencher e assinar um formulário de consentimento de imagem.

Encontro virtual – A UNESCO-UNEVOC promoverá ainda, em 15 de julho, um evento online, que terá a missão de celebrar a resiliência e a criatividade dos jovens durante a crise ocasionada pelo novo Coronavírus. A atividade está sendo organizada pelas Missões Permanentes do Sri Lanka e Portugal junto à ONU, o Gabinete do Enviado do Secretário-Geral para a Juventude, a UNESCO e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo a organização do evento, essa será uma oportunidade de reflexão sobre as competências que são necessárias hoje e no futuro. A inscrições para o evento estão disponíveis em: https://ilo-org.zoom.us/webinar/register/WN_07LEcQPwTx6OFlrUWdu38g

Histórico – Em 2014, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 15 de julho como o Dia Mundial das Competências de Jovens para celebrar a importância estratégica de equipar os jovens com competências para o emprego, trabalho digno e empreendedorismo. Desde então, os eventos do Dia Mundial das Competências da Juventude têm proporcionado uma oportunidade única para o diálogo entre os jovens, instituições de educação e formação técnica e vocacional (TVET), empresas, organizações de empregadores e trabalhadores, legisladores e parceiros de desenvolvimento.

Rede Federal -  O Conif é um centro Unevoc desde 2016, status que tem possibilitado a participação ativa da Rede Federal em relevantes debates mundiais. O Centro Internacional Unevoc busca contribuir para o incremento da qualidade da educação profissional a partir do intercâmbio de conhecimentos e boas práticas; da geração de conteúdo e do debate entre especialistas, gestores, professores e agentes de EPCT.

Texto: Assessoria de Comunicação do Conif
Com informações da UNESCO-UNEVOC

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350