Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IFSertãoPE lança campanha para composição do Conselho de Usuários de Serviços Públicos      

Para fomentar uma nova forma de participação da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, a Controladoria-Geral da União (CGU) lançou um espaço que conecta os usuários aos gestores responsáveis pela prestação de ações à população: a Plataforma Virtual dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos. A proposta é auxiliar na resposta a consultas formuladas pela gestão e pela Ouvidoria e na proposição de ideias para melhorar os serviços, que poderão ser comentadas e apoiadas pelos demais conselheiros.  

No IFSertãoPE, uma campanha promovida pela Ouvidoria pretende impulsionar o cadastro de conselheiros até o próximo dia 2 de agosto, a fim de que participem da primeira consulta sobre os serviços da instituição. Qualquer cidadão pode se cadastrar, bastando entrar no site: conselhodeusuarios.cgu.gov.br e fazer o login. A seguir, clique em  “Entrar com gov.br”, realize o acesso com os dados da sua conta, selecione “Tornar-se conselheiro” e digite “IFSPE” na lista de serviços.    

Para apresentar as atribuições do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e dirimir dúvidas sobre a atuação dessa forma de participação social, o administrador e ouvidor do IFSertãoPE, Clécio da Silva Souza, mediará uma palestra nesta quarta-feira (28), às 19h, via Google Meet. Interessados podem se inscrever clicando aqui. O link para participação será encaminhado até às 14h do dia do evento.  

De acordo com Clécio, o Conselho oportuniza aos usuários a ampliação de uma gestão pública mais participativa. “Através das experiências com a utilização desses serviços, os usuários podem dizer aos gestores públicos se a forma como os mesmos estão sendo prestados, as ferramentas utilizadas, os fluxos de processos, o atendimento e outros aspectos estão sendo satisfatórias ou carecem de melhorias”, afirma ele.  

O convite para compor o Conselho de Usuários de Serviços Públicos, segundo Clécio, vai além da comunidade acadêmica. “Considerando a diversidade de serviços ofertados aos usuários pelo IFSertãoPE, através das linhas norteadoras de todas as suas ações, que é o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Inovação, nós desejamos que a comunidade abrace a oportunidade e seja conselheira”, destaca ele.  

Periodicamente, o IFSertãoPE enviará consultas acerca dos serviços públicos prestados, por meio de enquetes eletrônicas desenvolvidas e geridas na da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. O resultado destas enquetes deverá servir de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação de serviços públicos.  

A qualquer momento, os conselheiros podem ainda inserir ideias de aprimoramento de serviços públicos no Fórum de Melhorias de Serviços Públicos. A plataforma traz a possibilidade de que qualquer pessoa, seja ela agente público ou cidadão, produza as suas próprias pesquisas de forma simples, eficiente e totalmente gratuita.    

Há um espaço dedicado a informações sobre o Conselho de Usuários no menu Ouvidoria do site do IFSertãoPE, que pode ser acessado em https://www.ifsertao-pe.edu.br/novosite/index.php/conselho-de-usuarios

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350