Anunciada programação do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Nomes de referência nas áreas de educação, inovação tecnológica, empreendedorismo, políticas públicas e movimentos sociais estarão reunidos na terceira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) que será realizado no Centro de Convenções, entre os dias 26 e 29 de maio. Promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e pelo Ministério da Educação (MEC), o evento é gratuito e  mobilizará 15 mil pessoas (número de inscritos até o momento) do Brasil e do mundo, entre estudantes, pesquisadores, professores e personalidades políticas. Os quatro dias de programação podem ser conferidos aqui.

A grade de conferencistas, palestrantes e debatedores do FMEPT 2015, que tem como tema "Diversidade, Cidadania e Inovação",  foi divulgada nesta sexta-feira (08/05), em entrevista coletiva concedida pela reitora do IFPE e coordenadora-geral do Fórum, Cláudia Sansil, no Hotel Nobbille Inn, em Boa Viagem. Entre os nomes anunciados, consta o de Mariela Castro, filha do presidente de Cuba Raul Castro, militante do movimento LGBT e Diretora do Centro Nacional Cubano de Educação Sexual, além de Frei Betto, conhecido por sua atuação na área social e na defesa dos Direitos Humanos, e Sílvio Meira, professor titular aposentado do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e um dos fundadores do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R).

Personalidades com largo histórico no âmbito acadêmico na área de educação como Moacir Gadotti, educador, discípulo de Paulo Freire e professor titular aposentado da Universidade de São Paulo, e Silvia Manfredi, italiana, professora titular aposentada da Universidade Estadual de Campinas e uma das maiores pesquisadores do país na área de Educação Profissional  também marcarão presença, além de nomes internacionais, como Marti Ford (Canadá), Elísio Estanque (Portugal), Albert Sansano (Espanha), Beatriz Soto (Colômbia), Oscar Valiente (Reino Unido), Wilson Netto (Uruguai), entre outros.

"No momento em que a Educação Profissional e Tecnológica ganha cada vez mais espaço na agenda pública no Brasil e no mundo, fomentar discussões na perspectiva da Diversidade, da Cidadania e da Inovação com figuras tão relevantes  é de fundamental importância e o Fórum vem para cumprir esse papel", afirmou a reitora Cláudia Sansil.

A solenidade de abertura do FMEPT, marcada para o dia 26/05, às 18h, terá a participação do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres, além de outras autoridades. Após a cerimônia, os participantes poderão assistir a um show de Maestro Spok e outras atrações pernambucanas no Pavilhão do Centro de Convenções.

Além das conferências, palestras e debates, o Fórum contará com 384 atividades autogestionadas, ministradas pelas 150 instituições integrantes do Comitê Organizador do evento em diversas áreas. São 102 oficinas, 24 lançamentos de livros, 25 palestras, 52 mesas redondas, além de 100 atividades culturais, entre apresentações musicais, encenações teatrais, exibição de filmes e exposições. "Durante o evento, o publico poderá participar de inúmeras atividades. Há desde oficinas de games e aplicativos, passando por produção de pratos até fabricação de móveis sustentáveis", explica.  O Fórum ainda inclui feiras do Livro, de Gastronomia e de Economia Solidária.

O evento terá, também, uma Mostra de Inovação Tecnológica com a exposição de 52 projetos desenvolvidos por pesquisadores de todo o país. Com curadoria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, o "Auditório da Inovação" receberá uma série de atividades relacionadas à tecnologia, como a palestra "A internet das coisas aplicada à Educação e o seu impacto nas novas profissões até 2025, ministrada pelo CEO da empresa Cisco, Ricardo Santos, e um workshop sobre "Educação empreendedora", conduzido pelo professor de inovação da ESPM, Marcelo Pimenta. Outras atrações são o Giro de Ideias, promovido pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e palestra da Rede Nacional de Artes e de Cultura, idealizada pelo Ministério da Cultura para incentivar estratégias na promoção da diversidade, cidadania e inovação.

"Assim como nas edições anteriores, o Fórum 2015 será multidisciplinar. Será uma oportunidade para incentivarmos a inovação e o empreendedorismo entre pesquisadores e estudantes de todo o país, sem deixar de trabalhar dimensões sociais, como a diversidade e a cidadania no contexto do ensino profissional e tecnológico", explicou Maria José Melo, Pró-Reitora de Extensão do IFPE e presidente da Secretaria Executiva do FMEPT 2015.

INSCRIÇÕES -  O FMEPT é gratuito e aberto ao público. Para acompanhar a programação, basta efetuar a inscrição até a data do evento no site oficial do Fórum (www.fmept.org) sem nenhum custo.

CREDENCIAMENTO - Os profissionais dos veículos de comunicação ou de instituições que desejam realizar a cobertura do evento devem fazer o credenciamento online, preenchendo o formulário disponível no site: www.fmept.org

Fonte: Comunicação FMEPT