Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa 112 anos  

Nesta quinta-feira (23), a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica comemorou 112 anos de história. A data tem como marco a assinatura em 1909 do Decreto que criou 19 Escolas de Aprendizes Artífices, pelo então presidente Nilo Peçanha. A finalidade era oferecer formação de artífices, operários e contramestres através do ensino prático e de conhecimentos técnicos como medida assistencialista, de controle social, para os desfavorecidos da sociedade. Na época, essas unidades eram subordinadas ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio.

A estrutura cresceu e tem alcançado diferentes realidades. São 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), o Colégio Pedro II, uma Universidade Tecnológica Federal e 23 Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, que juntos formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

De acordo com informações do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), atualmente, na Rede Federal, existem mais de um milhão de estudantes matriculados, cerca de 80 mil servidores em atuação e 661 campi nas 27 unidades federativas do Brasil. Isso equivale a mais de 10% dos municípios brasileiros atendidos por pelo menos uma unidade ligada à Rede Federal de EPT.

Para celebrar a data, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) produziu um vídeo institucional, que reúne imagens de diferentes institutos federais, inclusive do IFSertãoPE, contextualizando o papel e a dimensão da educação profissional, científica e tecnológica no cenário atual do país. Intitulado “112 anos da Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, o vídeo comemorativo pelo aniversário da Rede Federal foi divulgado nesta quinta-feira (23) e está disponível aqui.  

Com informações da Ascom IFBA

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350