Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Representantes do IFSertãoPE e outras instituições da Rede de Inovação de Petrolina visitam experiências inovadoras em Foz do Iguaçu     

Representantes de quatro instituições que integram a "Rede de Inovação de Petrolina", formada a partir de uma parceria entre o IFSertãoPE, a Prefeitura de Petrolina, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindlojas), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Espírito Santo (Facto), estiveram, entre os dias 13 e 15 deste mês, em Foz do Iguaçu/PR para uma visita a algumas experiências inovadoras existentes no município. Entre os espaços conhecidos pela comitiva, se destacam o primeiro e maior bairro Sandbox do Brasil, o Vila A Inteligente, o Parque Tecnológico de Itaipu e a UniAmérica.  

Comitiva em visita ao Centro de Controle e Operações da Vila A Inteligente

Como primeira atividade na cidade que é referência nacional em inovação aberta, a comitiva de Petrolina visitou, no dia 13 de outubro, o Programa Vila A Inteligente Sandbox, o “primeiro e maior bairro público inteligente do Brasil”, que aporta tecnologias para gestão e otimização de ações principalmente nas áreas de segurança pública, mobilidade, energia e meio ambiente. O Programa é uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Parque Tecnológico Itaipu - Brasil (PTI-BR), a Itaipu Binacional, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, além dos usuários, startups, clientes e outros tipos de organizações.  

Momento de apresentação das ações e programas do Parque Tecnológico Itaipu, incluindo a incubadora Santos Dumont e o NIT

No dia seguinte, 14 de outubro, o grupo conheceu o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), sendo recepcionado pela equipe de gestão que apresentou o ecossistema de inovação do PTI-BR. O Parque Tecnológico busca incentivar o desenvolvimento de soluções de relevância nacional e a utilização da tecnologia em prol da qualidade de vida das pessoas, a partir da busca de parcerias institucionais para viabilizar projetos e programas que possibilitem a expansão do ecossistema de inovação e a sustentabilidade.  

Grupo sendo recepcionado pela Direção do Parque Tecnológico Itaipu

No último dia de visitas, 15 de outubro, a comitiva aportou na UniAmérica, onde uma equipe acadêmica apresentou sua abordagem educacional, além das salas de aula e laboratórios que possuem layout e decoração adaptados para desenvolvimento de projetos integradores. Estudantes de diferentes períodos do curso e docentes de diferentes disciplinas discutem simultaneamente e constroem soluções para os desafios apresentados. O centro universitário é conhecido por utilizar metodologias ativas e projetos integradores para envolver estudantes dos seus 22 cursos ofertados em um processo de ensino-aprendizagem dinâmico, engajado com as necessidades do mundo do trabalho e baseado em resoluções de problemas reais, demandados pela comunidade.  

Comitiva em visita à UniAmérica

Contemplado em um edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério da Economia, o projeto "Petrolina na Economia Digital" originou a "Rede de Inovação de Petrolina" com o objetivo de incentivar o uso de recursos inovadores no âmbito das transações comerciais, ao promover a ampliação da capacidade digital das micro e pequenas empresas do comércio varejista local. A ideia é incrementar o chamado comércio eletrônico ou e-commerce em Petrolina, com reflexos para todo o sertão pernambucano.      

Com informações de Luciana Cavalcanti e Alexandre Correia

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350