Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do IFSertãoPE é homenageado pelos serviços prestados

Na última sexta-feira (1º), os membros do Comitê Central de Enfrentamento à Covid-19 do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) receberam um Certificado de Reconhecimento pelas contribuições inerentes aos cuidados com a saúde de servidores e alunos da instituição durante a pandemia do novo Coronavírus (SARS -CoV-2). A honraria foi entregue pela reitora, Leopoldina Veras, e pelos pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia; de Ensino, Socorro Tavares; e de Orçamento e Administração, Jean Carlos Coelho, em cerimônia de agradecimento que ocorreu na Sala de Treinamento da Reitoria.

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do IFSertãoPE foi instituído em 16 de março de 2020 com o objetivo de avaliar e acompanhar questões inerentes à pandemia, atentando especialmente para a saúde de servidores e alunos da instituição. O grupo é formado por profissionais de saúde como enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem, nutricionista, psicóloga, médicas, além de docentes, engenheiro e técnico de segurança do trabalho e representante da gestão do Instituto.

Durante os dois anos de atuação, o comitê prestou apoio e esclarecimento à comunidade acadêmica, realizou atendimento psicológico on-line e produziu uma série de ações educativas nas mídias sociais e boletins, abordando temas relativos à covid- 19, como por exemplo, sintomas, transmissão, cuidados, alimentação e saúde mental. O comitê também participou da aquisição de materiais e equipamentos para prevenção à covid-19, no ambiente institucional, responsabilizando-se por toda parte de levantamento, quantitativo e especificações técnicas dos materiais e equipamentos.

Além disso, construiu uma série de documentos orientativos, entre eles: Plano de Ação do Comitê de Enfrentamento para Ações de Prevenção e Controle do Covid-19; Plano de Contingenciamento do Comitê de Enfrentamento para Ações de Prevenção e Controle do Covid-19; Protocolo de Medidas de Biossegurança para Retorno às Atividades Acadêmicas e Administrativas Presenciais e Procedimento Operacional Padrão (POP) para casos de servidores/discentes/terceirizados suspeitos ou confirmados para covid-19 e seus contatantes.

Apesar de dois anos de ação conjunta, a maioria dos membros, formada por servidores de todas as unidades do IFSertãoPE, não se conheciam pessoalmente, tendo em vista que as reuniões ocorriam de forma on-line. Assim, a cerimônia, além de ser um momento de reconhecimento do trabalho, foi também um momento oportuno para integração da equipe. A cerimônia seguiu com as boas-vindas ofertadas pela equipe de gestão, posteriormente apresentação dos membros do comitê e entrega da honraria aos servidores. O momento foi finalizado com uma capacitação realizada pelo Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia, sobre o sistema de controle e validação do passaporte vacinal para ingresso na instituição.

Com informaçõs de Dionísia Santos