IFSertãoPE é destaque em programa de TV que apresenta pesquisa de universidades e institutos nordestinos

As pesquisas com plantas medicinais, coordenadas pela Professora Flávia Cartaxo, desenvolvidas no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) serão destaque na próxima edição do Univerciência, programa de TV e internet que aborda pesquisas desenvolvidas em universidades e institutos do Nordeste. A reportagem vai mostrar como o projeto de pesquisa tem impulsionado o uso de ervas medicinal na região, além das novas formas de uso e da introdução desses saberes na medicina tradicional.

De acordo com os pesquisadores, além de resgatar o uso de plantas medicinais, o projeto contribui para o desenvolvimento sustentável da agricultura, cria alternativas para o produtor combater pragas na sua produção e proporciona economia com gastos de produtos químicos, além de levar conhecimento para o tratamento humano. A reportagem sobre o projeto é uma realização do setor de comunicação do IFSertãoPE, parceiro do Univerciência.

O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet, produzido através da parceria entre TVs públicas e instituições públicas de ensino superior nordestinas, com foco na promoção, na popularização e na difusão da ciência. O programa é exibido em uma rede de 24 emissoras de TV de todas as regiões do país, que juntas podem alcançar mais de 100 milhões de pessoas, e é disponibilizado nos canais de cada instituição na Internet, que somam atualmente 8,5 milhões de seguidores e inscrito.

Este ano, o Univerciência está na terceira temporada. A exibição inédita do programa é aos sábados, às 14h30, pela TV Educativa da Bahia (TVE). No canal do IFsertãoPE no YouTube o programa semanal é publicado sempre às quartas-feiras. Os pesquisadores do IFSertãoPE interessados em apresentarem suas pesquisas devem procurar a Coordenação de Pesquisa do campus onde desenvolve os estudos.