Portal do Governo Brasileiro

 


Março Lilás Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Editora IFSertãoPE anuncia o lançamento de novo livro digital

 

Mais uma obra digital acaba de ser lançada pela Editora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Trata-se do livro “A estética da inteligência: espacialidades em Bachelard e Heidegger”, de autoria do professor de Filosofia do campus Petrolina Zona Rural, Gabriel Kafure da Rocha. Publicada em formato eletrônico, a obra já está disponível para leitura e pode ser consultada diretamente no Repositório Leituras Abertas (Relei@) do IFSertãoPE.

 


A obra é resultado de uma pesquisa empreendida pelo professor Kafure no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que culminou na defesa da tese intitulada “Metaontologia dos espaços: Uma aproximação geopoética por Bachelard ao encontro de Heidegger”, concluída em 2020. Nas palavras do autor, “este trabalho se configura como uma pesquisa inédita na medida em que resgata a genealogia do conceito de metaontologia nos escritos de Martin Heidegger (1889-1976) e aplica-o no contexto da filosofia bachelardiana”. 

Segundo Kafure, “a conclusão [da obra] tem a pretensão de mostrar como o espaço, enquanto construção (e não concebido como a priori) metaontológica inaugura uma forma diferente de pensamento, que vai além de uma metafísica ontoteológica, se constituindo numa metatécnica ontológica que relaciona linguagem – imagem – conceito tanto da forma poética como epistemológica”. “E nisso, há uma crítica implícita às filosofias analíticas, para que não reapropriem conceitos próprios da ontologia, mas que a metaontologia construa uma linguagem que crie um novo ser do espaço, ciência e elementos”, conclui.

Para acessar o conteúdo da obra na íntegra, consulte o catálogo da Editora IFSertãoPE.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350