Portal do Governo Brasileiro

 


Março Lilás Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projetos dos câmpus Ouricuri e Salgueiro em destaque no III FMEPT


A música como instrumento da educação. Essa é a proposta de diversos grupos das mais variadas instituições presentes no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que se apresentaram nesta quinta-feira (28). O público presente no evento pode apreciar um repertório bem eclético, do erudito ao popular, da música pop a canções regionais.
Entre as apresentações, “Os Choros do Rei do Baião: Tocando os Choros de Luiz Gonzaga em Sua Terra Natal”, projeto realizado há dois anos no campus Ouricuri do IF Sertão-PE, emocionou a plateia com clássicos e também canções não tão conhecidas do músico pernambucano. 


"Os Choros do Rei do Baião" emocionou a plateia

Realizado há dois anos pelo professor Eric de Oliveira, “Os Choros do Rei do Baião” tem como principal objetivo mostrar uma memória de Luiz Gonzaga desconhecida para sua própria região, além de apresentar e difundir o gênero chorinho entre os estudantes. 
Do câmpus Salgueiro, o Coral Salgueiro se apresentou pela primeira vez fora da cidade, com um repertório inédito, que trouxe desde música nordestina a canções africanas. Sob a orientação do professor Rafael Topázio, o coral impressionou o público pela presença e pela força das jovens vozes. O projeto surgiu em 2014, com o professor Augusto Coimbra, com ensaios para uma cantata de Natal. “Eram meninos que nunca cantaram em coral na vida. Foi muito bonito e no início do ano surgiu a proposta de vir para o Fórum”, conta Rafael Topázio.


Coral Salgueiro apresentou repertório inédito

Para o professor de música, Rafael Topázio, ainda não se reconhece o quanto a música é importante para a formação humanística, da transformação que a arte pode causar e a participação em um evento como este é muito importante para a consolidação do projeto.

Texto: Inês Guimarães/ASCOM

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350