Terceiro e último dia da Jince/Jid 2022 foi marcado por programação online e anúncio de projetos vencedores

Dando continuidade à programação da XVII Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince) e da XII Jornada de Iniciação à Docência (JID), nesta sexta-feira (18), durante toda manhã e parte da tarde, oficinas e mesas temáticas virtuais foram promovidas.

Programação desta sexta-feira (18) foi totalmente online 

Divididas em Grupos Temáticos (GT’s), classificados por áreas das ciências, orientadores e bolsistas, em salas virtuais, se revezaram e compartilharam aprendizados em projetos desenvolvidos nas áreas de Pesquisa, Extensão e Ensino. Um dos projetos apresentados foi o ‘Núcleo de Extensão em Agroecologia’, desenvolvido pela bolsista, Rhayane Mulico, e pelo orientador Eduardo Araújo.

Bolsista do Núcleo de Extensão em Agroecologia

“Foi bem interessante ver a Agroecologia, que é uma ação que beneficia a todos, acontecer na prática. Hoje, já temos mudas de diversas espécies, desde cebolinha até cacau e pitaya em pleno sertão”, explicou. “Pretendemos receber caravanas de agricultores para dinamizar esse processo de base agroecológica e difundir essas práticas para nosso perímetro de alcance”, compartilhou o orientador Eduardo Araújo.


Na perspectiva da inclusão, a estudante Ingred Lauane, do campus Salgueiro do IFSertãoPE, compartilhou projeto intitulado ‘Acessibilidade na saúde pública para pessoas surdas’. Segundo ela, o objetivo foi sensibilizar e conscientizar equipes de saúde para o atendimento de pessoas com necessidades especificas. “Realizamos pesquisa bibliográfica, levantamentos no campus e na cidade acerca do quantitativo de pessoas surdas. Após isso, identificamos atendimentos inclusivos realizados por profissionais em outras cidades. Conseguimos trazê-los para capacitar profissionais em nosso município, em um momento de sensibilização e compartilhamento”, detalhou.


Além do enriquecimento dos conhecimentos em diversos temas e áreas apresentados, os momentos oportunizaram aos participantes o esclarecimentos de dúvidas com bolsistas e orientadores. Ao final da tarde desta sexta-feira (18), foi realizada a cerimônia online de encerramento da XVII Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince); XII Jornada de Iniciação à Docência (Jid); IX Mostra de Inovação e Empreendedorismo e III Seminário de Pós-Graduação. Foi também um momento muito aguardado pelos participantes: o anúncio dos projetos vencedores nos eventos. Acesse abaixo a lista com todos os projetos premiados, que receberão troféus e certificados de menções honrosas. 

Troféu de vencedores foi produzido nos Laboratórios Makers do IFSertãoPE

Participaram do encerramento o presidente da Comissão Organizadora, Pedro Noronha; o diretor-geral do campus Petrolina Zona Rural, Erbs Cintra; a pró-reitora de Ensino, Socorro Tavares; o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Kelsen Oliveira; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Vitor Lorenzo e a reitora, Leopoldina Veras. A gratidão deu o tom dos discursos: todos os presentes enviaram agradecimentos aos organizadores e participantes dos eventos, que tradicionalmente mobilizam muitos servidores e estudantes do IFSertãoPE.


“Foi uma felicidade receber as comitivas, servidores e alunos de outras unidades aqui em nosso campus. Com muita gratidão chegamos aqui, tendo superado muitos desafios, sempre com humildade e amor. Meus sinceros parabéns aos laureados e meu muito obrigada a todos os servidores que se engajaram na organização, produção e cobertura da XVII Jince, XII Jid, IX Mostra de Inovação e Empreendedorismo e III Seminário de Pós-Graduação . Como ex-aluno do campus Petrolina Zona Rural, foi uma grande honra conduzir esse processo junto a vocês”, afirmou, emocionado, o diretor Erbs Cintra.


A reitora Leopoldina Veras destacou a união dos eventos de várias áreas institucionais, a força e a potência do IFSertãoPE. “É um orgulho imenso ver esses projetos tão bem produzidos, que trazem grandes resultados para nossa sociedade. Nossa luta é para dar oportunidades e condições para que tantos outros projetos assim sejam desenvolvidos em nosso Instituto. Agradeço ao campus Petrolina Zona Rural pelo acolhimento e a todos vocês, alunos e servidores, que perseveraram mesmo diante das dificuldades da pandemia, com a esperança de que dias melhores virão”, destacou a reitora.

Em seguida, Leopoldina anunciou o campus Ouricuri como sede da XVIII Jince, que será realizada em 2023. Assim como a cerimônia de abertura, realizada na última quarta-feira (17), a de encerramento também ficou gravada e pode ser acessada no canal IFSertãoPE TV Oficial. 

Confira aqui os vencedores da IX Mostra de Inovação e Empreendedorismo e III Seminário de Pós-Graduação.
Confira aqui os vencedores de Residência Pedagógica e Pibid.
Confira aqui os vencedores de Projetos de Pesquisa. 
Confira aqui os vencedores de Projetos de Extensão. 

*Com a colaboração de Lucas Augusto