Alegria e celebração do reencontro marcam abertura dos Jogos Intercampi do IFSertãoPE

Se nestes dias, o mundo está voltado para o esporte, com a realização da Copa do Mundo do Catar, no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) não é diferente. Mas por aqui, o motivo do frenesi é uma competição que envolve 10 modalidades e mais de 400 atletas dos sete campi do IFSertãoPE. Depois de dois anos sem serem realizados, os Jogos Intercampi 2022 foram oficialmente abertos nesta segunda-feira (28).

A cerimônia que deu início às competições aconteceu no auditório do Campus Petrolina do IFSertãoPE e foi marcada por muita vibração e alegria das delegações que estão participando dos jogos. A mesa diretiva foi composta por representantes da gestão da instituição e dos estudantes atletas. O Pró-Reitor de Orçamento e Administração, Jean Carlos Coelho de Alencar, representou a Reitora do Instituto, Maria Leopoldina Veras Camelo, na abertura dos jogos.

Alencar exaltou o trabalho coletivo para a realização dos jogos e a alegria de ter os jogos novamente, depois do pico da pandemia de Covid-19. “A gente sabe o quanto é importante você ter essa movimentação dos alunos, principalmente pela questão da própria convivência em si, além de todos os benefícios que o esporte naturalmente já traz à saúde dos nossos alunos”, celebrou Alencar.

Júlia Aureliano, 16 anos, estudante do Campus Santa Maria da Boa Vista, representou os estudantes-atletas na mesa de abertura

Os estudantes presentes na cerimônia de abertura vibraram quando os representantes das delegações entraram no auditório, carregando as bandeiras dos municípios onde estão instalados os campi em que estudam. Na mesa diretiva, os atletas foram representados pela estudante do Campus Santa Maria da Boa Vista, Júlia Aureliano, de 16 anos, que é atleta do Voleibol. Essa é a primeira vez que ela participa dos jogos e não vê a hora de entrar em quadra. “Muitas expectativas. Espero que seja maravilhoso. E que a gente converse bastante com os outros campi, aproveitar esse momento para poder se comunicar e se divertir”, resumiu Júlia.

Os Jogos Intercampi 2022 do IFSertãoPE serão disputados nas instalações do Campus Petrolina, do Campus Petrolina Zona Rural e na unidade do Sesi-Petrolina. A competição segue durante toda a semana, em um momento de celebração do reencontro. “É um movimento muito grande, muitos alunos participando ativamente de todo esse processo. E são os primeiros Jogos Intercampi após a pandemia, então está todo mundo no sentimento de muita alegria e muita euforia, tanto os alunos, como nós servidores”, explicou o Pró-Reitor de Extensão e Cultura do IFSertãoPE, Vitor Lorenzo. A cerimônia foi finalizada com a apresentação cultural do Grupo de Reisado do Bairro João de Deus.

No fechamento do evento, ainda houve uma homenagem ao servidor aposentado Francisco, mais conhecido como Chico, do Campus Petrolina, através da exibição de um vídeo com depoimentos dedicados a ele que desenvolveu ativamente as atividades esportivas e de lazer durante muitos anos no IFSertãoPE.