Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Conif lança edital para selecionar experiências exitosas da Rede Federal para o II Seminário Forcampo

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou, nesta semana, o Edital, CONIF/Forcampo Nº 05, que irá selecionar Relatos de Experiências em Ensino Agrícola e Educação do Campo para apresentação no II Seminário Forcampo. O evento ocorrerá de 13 a 15 de junho de 2023, no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) e será transmitido ao vivo pelo YouTube.

Poderão participar desta chamada servidores da Rede Federal e o prazo final para a submissão dos relatos exitosos é 15 de maio. Os relatos de experiências deverão abordar ações institucionais, projetos ou programas nos eixos temáticos apresentados no edital. Os projetos selecionados serão conhecidos na quinta-feira, 18 de maio. Já as apresentações estão marcadas para ocorrerem no dia 15 de junho.

Cronograma

Período para submissões – de 2 a 15 de maio de 2023
Divulgação do resultado preliminar dos relatos de experiências aprovados para apresentação oral – 16 de maio de 2023
Período para Recurso – 17 de maio de 2023
Publicação do resultado final – 18 de maio de 2023
Apresentação dos Relatos – 15 de junho de 2023

Cada servidor terá até dez minutos para apresentar seu projeto. Após cada bloco de 5 apresentações, haverá 30 minutos para discussão em grupos e perguntas aos expositores. O II Seminário Forcampo tem como tema “Desafios e possibilidades da gestão em rede” e como objetivo a “contribuição para a construção da Política de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal, por meio de estudos e debates nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, relacionando-as com as especificidades das propostas político-pedagógicas dos campi, alinhando-as às perspectivas de crescimento e fortalecimento da política pública educacional de sustentabilidade do campo”, conforme estabelecido no edital.

O evento é organizado pelo Fórum de Educação do Campo do Conif (Forcampo) e tem o apoio do IFB, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

Forcampo – o fórum, órgãos de assessoramento das Câmaras Temáticas do Conif, é responsável pela discussão e elaboração de propostas de políticas sistêmicas vinculadas à Educação do Campo e ao Ensino Agrícola. Entre outras ações, o grupo discute questões sobre a estrutura das unidades agrícolas, incluindo recursos humanos e financeiros, a ressignificação do ensino agrícola e as melhorias didático pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem voltadas à educação do campo.

Assessoria de Comunicação do Conif

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350