Univasf lança processo seletivo de mobilidade acadêmica para estudantes das Instituições de Ensino Superior regionais

A Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), lançou hoje (24) edital do processo seletivo para o Programa de Mobilidade Estudantil – Convênio Univasf/Uneb/UPE/Facape/IF Sertão-PE (Edital N° 3/2016). A seleção visa proporcionar aos estudantes de graduação regularmente matriculados nestas Instituições de Ensino Superior (IES) a oportunidade de cursar disciplinas em cursos da Univasf no semestre letivo 2016.1. As inscrições devem ser realizadas até 11 de março na IES de origem do discente.

Para participar, os candidatos precisam estar matriculados nos semestres 2015.2 ou 2016.1 num curso de graduação ofertado por uma das IES que integram o convênio de mobilidade acadêmica regional. Os interessados devem procurar o setor responsável na sua IES para realizar a inscrição, conforme lista abaixo. O processo seletivo para participar da mobilidade na Univasf é coordenado pelo Departamento de Programas Especiais de Graduação (DPEG), da Proen.

Os pré-requisitos são: ter integralizado todas as disciplinas previstas para o 1º e o 2º semestres letivos do seu curso de graduação, não ter participado anteriormente deste programa de mobilidade por três vezes, consecutivas ou alternadas, independente das IES nas quais tenha ocorrido a mobilidade, estar apto a iniciar as atividades acadêmicas da mobilidade no primeiro semestre letivo de 2016 da Univasf, e não exceder o limite semestral de carga horária de matrícula em disciplinas, previsto no regimento de sua IES de origem, devendo ser considerada a matrícula na IES de origem e a pretensão de disciplinas a serem cursadas na Univasf.

No ato da inscrição, os interessados precisam apresentar formulário de inscrição (Anexo I do edital), devidamente preenchido e assinado, cópia dos documentos de identidade, CPF e do comprovante de residência atualizado, histórico escolar atualizado, emitido pela IES de origem, comprovante de matrícula no 2º semestre de 2015 ou 1º semestre de 2016 e as ementas e conteúdos programáticos das disciplinas que pretenda cursar na Univasf durante a mobilidade.

Para ter acesso às ementas das disciplinas ofertadas nos cursos da Univasf, os candidatos podem acessar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que está disponível nos sites de cada graduação. Também podem entrar em contato com a DPEG pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para solicitar o documento.

O processo seletivo terá início na IES de origem, que irá analisar os pedidos de inscrição e encaminhar a documentação dos candidatos para a Univasf, conforme estabelece o edital. A seleção será realizada pela DPEG da Univasf, no período de 28 de março a 1º de abril. O resultado deverá ser divulgado a partir de 4 de abril e as matrículas presenciais serão realizadas na Univasf nos dias 7 e 8 de abril.

O Programa de Mobilidade Estudantil foi instituído a partir do convênio firmado entre a Univasf, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade de Pernambuco (UPE), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), por meio do Termo de Cooperação Técnica Nº 5/2015, publicado no Diário Oficial da União de 5 de outubro de 2015.

Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas na Diretoria de Programas Especiais de Graduação da Univasf, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo telefone (87)2101-6758.

Locais de inscrição nas IES:

Uneb – Secretaria do colegiado do curso no qual está matriculado, junto ao Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS-III), ou ao Departamento de Ciências Humanas (DCH-III)
UPE: Coordenação de Graduação, das 14h30min às 21h
IF Sertão-PE: Secretaria de Controle Acadêmico de cada Campus
AEVSF-FACAPE: Central de Atendimento ao discente

Cronograma:

Período de inscrição na IES de origem – 24 de fevereiro a 11 de março
Análise dos pedidos de mobilidade pela IES de origem – 14 a 22 de março
Remessa das inscrições qualificadas pela IES de origem à Univasf – até 23 de março
Análise das solicitações pela Univasf – 28 de março a 1º de abril
Divulgação do resultado do processo seletivo – a partir de 4 de abril