Estudantes do IF Sertão-PE partem para os Estados Unidos para estágio em empresa importadora de frutas

Os estudantes Antônio Erikles, Evandro Rodrigues, Mikaela Souza, Ramon Rodrigues e Filipe Carvalho chegaram na manhã desta sexta-feira (21) aos Estados Unidos, onde realizam estágio de dois anos na empresa norte-americana Amazon Produce Network. O voo que levou os pernambucanos decolou de Petrolina às 11h40 da quinta-feira (20), fez escala em Salvador e conexão em São Paulo, de lá, os jovens embarcaram para New York, onde chegaram na manhã desta sexta. De New York, eles seguem para New Jersey, onde fica a sede da empresa norte-americana. Durante o estágio, além de receberem bolsas, os alunos contarão com alojamento, assistência à saúde, alimentação e automóvel disponível para alguma necessidade e para uso nos horários de folga.

Não faltaram lágrimas na partida, mas apesar das saudades, a oportunidade de um intercâmbio no exterior, com despesas pagas e recebimento de ajuda de custo, aprimoramento acadêmico-profissional e possibilidade de aprendizado de uma língua estrangeira falaram mais alto.

Antônio Erikles, 19 anos, aluno do curso Médio Integrado de Agropecuária do campus Ouricuri, lembra que a seleção teve 82 concorrentes e contou com três etapas: uma prova escrita, uma entrevista e uma dinâmica de grupo. "Atribuo minha aprovação aos ensinamentos que recebi dos professores do IF Sertão-PE, em especial a Rafael Aquino e a Marlon Rocha. Eles me deram muito apoio nessa caminhada ", reconheceu Erikles, que afirmou ainda se sentir honrado em ser aluno do IF Sertão-PE, "o Instituto nos dá muitas oportunidades, o aprendizado é amplo, é diferente, é algo que você leva pra vida", arrematou.

Já Evandro Rodrigues, 19 anos, aluno do curso Médio Integrado de Agropecuária do campus Petrolina Zona Rural, afirmou ter se preparado desde 2014 para a seleção e lembrou o apoio recebido da família: "eles ficaram felizes, eles sempre me apoiam em tudo que eu faço, eu saí de casa aos 14 anos pra estudar no IF Sertão-PE, desde então, eles me apoiam nas minhas decisões. Existe a saudade, mas também tem a felicidade de eu estar dando esse orgulho pra família", concluiu.

Família de Evandro Rodrigues (mais alto), natural de Afrânio, foi ao aeroporto se despedir do jovem, que deixou a cidade aos 14 anos para estudar no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.

Mikaela Souza, 19 anos, é aluna do curso técnico de Agropecuária, da modalidade Médio Integrado, no campus Floresta. Ela afirma ter se preparado desde 2013 para a seleção: "eu fiquei muito interessada, aí comecei a estudar mais a cultura da manga, estudei sobre pós-colheita, procurei conhecer a filosofia da empresa, me informei com outros estagiários e fui fazer a seleção". Esta é segunda vez que Mikaela viaja ao exterior por intermédio IF Sertão-PE: "Eu fui a França também pelo Instituto, participar do Fórum Ciência e Sociedade, em 2015, ficamos lá uns 20 dias, viajamos o país de norte a sul. Viajar para fora do país é uma experiência incrível, você vê que não existe só a sua cultura, existem diversas outras, você aprende a respeitar, conhecer pessoas que têm uma culinária diferente, um idioma diferente, modos de se vestir, de falar. É algo que é único", afirmou a jovem,que espera agregar também o aprendizado da língua inglesa por ocasião da viagem.

Pró-reitor de Extensão e Cultura do IF Sertão-PE, Ricardo Bitencourt, e Assessor de Assuntos Internacionais, Marcos Masutti, deram as últimas orientações aos alunos antes do embarque para os EUA.

Ramon Rodrigues, 19 anos, do curso de Agropecuária do campus Petrolina Zona Rural, modalidade Médio Integrado, fala sobre a expectativa para o estágio: "É uma empresa reconhecida e futuramente iremos acrescentar no nosso currículo, o que valoriza a busca por emprego aqui no Vale do São Francisco". A tia de Ramon, senhora Lourdes Rodrigues, foi levá-lo ao aeroporto e opinou sobre a oportunidade que o sobrinho está tendo: "nós apoiamos porque é uma oportunidade única. Minha filha, por exemplo, formou-se recentemente em engenharia mecânica e eu tive que bancar a ida dela para a Austrália do meu bolso, e é muito caro, eu tive que me abster de muitas coisas para que ela fizesse esse intercâmbio, principalmente agente que é do interior, que vem da região de sequeiro, é uma oportunidade única", concluiu a tia do Ramon, que é natural de Santa Cruz da Venerada-PE.

Por fim, Filipe Carvalho, 22 anos, é aluno do curso superior de Tecnologia de Alimentos do campus Salgueiro. Ele já havia participado do processo seletivo em 2013, mas não conseguiu aprovação, porém não desistiu e agora já está em solo americano para começar o estágio na Amazon: "eu contei com o apoio do pessoal do campus Salgueiro em relação à preparação psicológica, eu fui me preparando psicologicamente, pois eu sabia que seria a parte mais complicada", explicou o aluno, que também fez curso adicional de língua inglesa em Salgueiro, durante a preparação para o processo seletivo.