IF Sertão-PE é credenciado como polo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) tornou-se um dos novos polos credenciados para oferecer o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). O edital de credenciamento de novos polos foi lançado no início de julho deste ano, e o resultado foi divulgado na última quarta-feira (20), com 18 novas instituições credenciadas. Com isso, o número de institutos federais participantes dobrou, e um total de 36 instituições da Rede Federal de todas as regiões do País passarão a ofertar o curso semipresencial em 2018.

O ProfEPT é um mestrado profissional semipresencial idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas na área. Atualmente, uma turma de 401 alunos já iniciou os estudos nos 18 polos distribuídos pelo Brasil. Coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), conduz ao título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.

O polo no IF Sertão-PE será no campus Salgueiro. Inicialmente, 11 docentes já estão cadastrados para conduzir as aulas, sob coordenação acadêmica do professor Francisco Kelsen. O edital para seleção de nova turma do mestrado, com ingresso em 2018/2, está em fase de elaboração, e há a expectativa de dobrar também o número de vagas em relação a 2017 – neste ano, foram abertas 401 vagas. Também está prevista reserva de vagas para servidores da Rede, além de demanda social.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IF Sertão-PE, Débora Anjos, esta foi uma grande conquista para o Instituto. “Estamos muito felizes e gratos pela colaboração de todos os envolvidos. Estaremos ofertando um mestrado para qualificação de nossos servidores e demais profissionais da região. Serão duas linhas de pesquisa  na área de educação tecnológica, uma em Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT e a outra em Práticas Educativas em EPT. Penso que é uma oportunidade maravilhosa para nossos servidores e comunidade em geral. O corpo docente são servidores de nosso instituto, de diferentes áreas do conhecimento, que estão entusiasmados com esta conquista”, ressalta.