Campus Santa Maria da Boa Vista é inaugurado com celebração e nova perspectiva de mudanças

Na última sexta-feira, dia 06, o município de Santa Maria da Boa Vista-PE foi contemplado com a cerimônia de inauguração do campus SMBV do IF Sertão-PE. O evento foi marcado pelas presenças do Ministro da Educação, José Mendonça Filho, do Prefeito de Santa Maria, Humberto Mendes, da Reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, da Diretora-Geral do campus, Mauricene Lima, além de deputados federais, prefeitos das cidades circunvizinhas, servidores e estudantes do Instituto.

Apresentação musical por estudantes e professores do campus exalta a força do sertanejo

A cerimônia aconteceu no auditório da nova sede do campus com chegada do Ministro da Educação que foi saudado com execuções musicais realizadas pela Banda Marcial Maria da Purificação e Banda de Pífano Raça Negra Boavistana. No início da solenidade, alunos e professores prestaram homenagem ao solene momento com apresentação artística exaltando a beleza local, a luta do sertanejo, o esforço do cidadão e a esperança que brota com a inauguração da nova sede do campus.

Ministro da Educação, Reitora do IF Sertã-PE, Direção-Geral do campus, Representante Discente, e autoridades políticas presentes

Durante o evento, os discursos proferidos por autoridades públicas ressaltaram a importância desse campus para o município, os esforços e investimentos realizados para alcançar o êxito educacional pretendido para a região.

Em seu momento de discursar, o ministro José Mendonça Filho, após saudar todos os presentes que prestigiavam a cerimônia, enfatizou a construção do futuro através da educação pautado em conceitos como harmonia, solidariedade, amor e respeito. “Esse é um campus que vai mudar a cara de Santa Maria e eu quero que a comunidade aproveite essa oportunidade. Temos um potencial para agregar até 1200 estudantes e temos que acolhê-los com carinho e qualidade técnica porque isso vai mudar a realidade de vida desses jovens. Fico muito feliz em poder oferecer minha pequena contribuição ao lado da minha equipe para que a gente mude para melhor a educação do Brasil que é o único caminho para a transformar de forma verdadeira a realidade desse país”, destacou o ministro.

Em seu discurso José Mendonça Filho destaca o caminho da transformação do país através da educação

A reitora Leopoldina Veras ressaltou o entusiasmo em participar desse momento com o fortalecimento da interiorização da educação que gera oportunidades de sonhar e acreditar que as desigualdades sociais podem ser reduzidas. “Santa Maria da Boa Vista jamais será a mesma. A socialização do conhecimento com foco na formação qualificada nos possibilita vislumbrar avanços significativos no social, no cultural e principalmente no econômico dessa região. Hoje é o dia de celebrarmos o lançamento da semente de construção de sonhos, aspirações e oportunidades de transformações sociais”, discursou a reitora.

Entusiasmo e alegria contagiam todos os presentes com a inauguração da nova sede do campus

Encerrada a cerimômia, a comitiva do Ministro acompanhada de autoridades e visitantes presentes realizaram uma breve visita pelo campus para conhecer a infraestrutura oferecida com o término de obra.

No laboratório de Física autoridades presentes acompanharam experiência com instrumentos específicos da disciplina

O campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE tem capacidade para agregar até 1200 alunos, e atualmente disponibiliza os cursos técnicos nas modalidades integrado ao Ensino Médio e Subsequente de Agropecuária e Edificações, tendo como proposta futura a oferta de ensino superior até o ano de 2019. Entre os servidores, o campus conta hoje com 31 docentes e 34 Técnicos Administrativos em Educação.

Imagens: José Nicolas