Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), por meio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), deu início nesta quarta-feira (9), com a apresentação da proposta de metodologia ao Colégio de Dirigentes, às etapas de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), instrumento de planejamento estratégico para o período de 2019 a 2023.

O PDI é o documento em que se definem a missão a que a instituição se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver, além da sua visão de futuro. É também um mecanismo de avaliação institucional, utilizado pela sociedade, pelos órgãos de controle e pela comunidade interna para o acompanhamento e melhoria das ações estratégicas planejadas pela instituição.

Seguindo o cronograma das atividades para a elaboração do PDI, a próxima etapa será a apresentação da proposta de metodologia à comunidade acadêmica do IF Sertão-PE. A visita às unidades administrativas inicia com os campi Santa Maria da Boa Vista e Floresta nesta terça-feira (15), respectivamente, das 9h às 11h e das 15h às 17h. 

Na quarta-feira (16) será a vez de consultar estudantes e servidores dos campi Serra Talhada, das 9h às 11h, e Ouricuri, das 15h às 17h. Quinta-feira (17) a apresentação da metodologia chega à Reitoria, das 15h às 17h. Na sexta-feira (18), serão visitados os campi Petrolina Zona Rural, das 9h às 11h, e Petrolina, das 15h às 17h. E, fechando essa etapa, haverá a visita ao campus Salgueiro no dia 22 de maio, das 10h às 12h. 

De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia, a participação da comunidade acadêmica é vital para a adequada definição do planejamento e das ações que impactarão o desempenho institucional nos próximos cinco anos. “A construção coletiva do PDI ajudará a vencer desafios, valorizar nossos servidores e fortalecer nosso papel enquanto servidores públicos e, portanto, agentes de transformação social no sertão pernambucano”, destaca ele. 

Após a apresentação da metodologia nas unidades do IF Sertão-PE, será realizada a terceira etapa da elaboração do PDI: a composição das comissões locais dos campi, que deverão ter a presença de três representantes discentes, docentes e técnico-administrativos, além de um membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA). A inscrição via formulário eletrônico será feita entre os dias 21 e 27 de maio e a divulgação do resultado final da relação dos membros da comissão está prevista para o dia 29.

Além das comissões locais dos campi, a elaboração do PDI contará com os trabalhos da Comissão Central, composta pela reitora, pró-reitores e diretores-gerais, e pela Comissão de Planejamento, que terá cinco membros da Prodi/CGovDI e um representante de cada Pró-Reitoria, do Gabinete e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). As comissões terão a incumbência de discutir com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral a atualização da missão, da visão e dos valores institucionais. 

Mais informações sobre o PDI 2019-2023 podem ser consultadas aqui

Reitoria

 

    • Rua Coronel Amorim, 76 - Centro
      CEP: 56302-320 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350

 

  • Anexo 1 - Rua Valério Pereira, 72 - Centro
    CEP: 56304-060 | Petrolina/PE - Brasil
  • (87) 2101-2359