Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Experiências exitosas do IF Sertão-PE são apresentadas na segunda edição da Campus Party Bahia

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) esteve presente na programação de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do país: a Campus Party Bahia, realizada entre os dias 16 e 20 de maio, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Na ocasião, a professora de informática Willmara Marques e os estudantes do curso de Licenciatura em Computação, Fernanda Reis, Mirna Santana e Lucas Evangelista, mediaram a mesa redonda “Jogos para formação educacional e empresarial” e proferiram a  palestra “Academia Hacktown: Escola Pública de Programação de Jogos de Robótica”. 

Na palestra, realizada no palco Games & Creativity da Campus Party, a professora e colaboradora da coordenação pedagógica da Academia Hacktown Willmara Marques e a estudante e bolsista do projeto Fernanda Reis divulgaram as atividades desenvolvidas na primeira escola pública de programação em jogos e robótica do Brasil, a Academia Hacktown, que desde o seu nascedouro promove uma inserção lúdica de crianças e adolescentes no universo cibernético, aproximando o IF Sertão-PE dos estudantes das redes pública e privada. 

A professora Willmara Marques e a estudante Fernanda Reis ministraram palestra sobre o projeto Academia Hacktown

“A realização da palestra foi uma ótima oportunidade não somente para divulgar as ações do projeto, mas também para trocarmos ideias com professores e estudantes que estavam participando do evento. Acho que posso dizer que a partir dessa palestra mais pessoas puderam conhecer nossas propostas. Foi plantada uma sementinha da Academia Hacktown na Campus Party Bahia”, destacou a professora Willmara Marques.

Já a mesa redonda “Jogos para formação educacional e empresarial”, também ocorrida no palco Games & Creativity, além da professora Willmara Marques e da aluna Fernanda Reis, contou com a mediação dos estudantes Mirna Santana e Lucas Evangelista, e com a colaboração da coordenadora Educacional do Senai da Bahia, Marcelle Minho, e do diretor e designer de Interação e Usabilidade da Empresa Virtualize, Thiago Pessoa. O objetivo da mesa foi apresentar diferentes pontos de vista sobre a utilização de jogos no contexto educativo e empresarial.

Mediadores participantes da a mesa redonda “Jogos para formação educacional e empresarial”

Para a estudante Fernanda Reis, que teve a oportunidade de ministrar as suas primeiras palestras nas duas atividades organizadas pelo IF Sertão-PE, a participação na Campus Party Bahia foi um divisor de águas. “Irei levar na minha bagagem acadêmica e profissional, além de pessoal, pois pude crescer muito com a experiência trocada com pessoas de vários níveis de escolaridade e lugares do Brasil”, afirmou ela.

Em quatro dias de programação, a 2ª Campus Party Bahia reuniu cinco mil campuseiros e 80 mil pessoas em 300 horas de conteúdo que envolveram palestras, desafios e workshops. 

Reitoria

 

    • Rua Coronel Amorim, 76 - Centro
      CEP: 56302-320 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350

 

  • Anexo 1 - Rua Valério Pereira, 72 - Centro
    CEP: 56304-060 | Petrolina/PE - Brasil
  • (87) 2101-2359