Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campeã do Xadrez nos Jogos Intercampi do IF Sertão-PE conheceu a modalidade há apenas 15 dias, graças a projeto de extensão do campus Santa Maria da Boa Vista

“Inesperado!”. Foi com essa expressão que a aluna Cláudia Daniela de Sá definiu a conquista do título de campeã do Torneio de Xadrez, disputado nesta sexta-feira, 10 de agosto, durante a primeira edição dos Jogos Intercampi do IF Sertão-PE, que teve início na noite de ontem, e prossegue até este sábado, 11, no campus Petrolina. Cláudia é aluna do 1º ano do curso de Edificações do campus Santa Maria da Boa Vista. Ela começou a jogar xadrez há apenas duas semanas, graças ao projeto de extensão denominado Xadrez Sertanejo, que incentiva a prática da modalidade como ferramenta suplementar de aprendizagem nas disciplinas que exigem concentração e raciocínio lógico para sua compreensão.

Aluna Cláudia de Sá, do campus Santa Maria da Boa Vista (à esquerda), foi a campeã da modalidade xadrez dos Jogos Intercampi do IF Sertão-PE.

Após cinco vitórias consecutivas, Cláudia se disse surpresa com o resultado obtido. Na final, a estudante venceu a aluna Joice Paiva da Silva, do campus Floresta. A campeã falou sobre sua performance durante o Torneio. “O resultado foi devido ao que aprendi no projeto de extensão do campus Santa Maria da Boa Vista, onde o aluno bolsista Leonardo Henrique, terceiro colocado no masculino, está nos ensinando a jogar xadrez”, afirmou a jovem, referindo-se ao projeto Xadrez Sertanejo, conduzido pelo professor de matemática do campus, Josemar Barbosa.

Prática do xadrez desenvolve a concentração, a disciplina e o raciocínio lógico, e auxilia o aprendizado de disciplinas como a matemática e a física.  

Leia também:

Projeto de extensão incentiva prática do xadrez no campus Santa Maria da Boa Vista

Projeto Xadrez Sertanejo apresenta palestra sobre prática do esporte

No masculino, o enxadrista campeão foi o aluno Max Jockesi Soares, do 1º ano do curso técnico de Informática, modalidade Médio Integrado, do campus Floresta do IF Sertão-PE. Apesar de jovem, Max já é experiente no enxadrismo. “Sou natural de Petrolândia, onde já vinha competindo nos jogos escolares municipais e fui campeão em 2015, 2016 e 2017. Também fui vencedor dos jogos regionais e campeão estadual nos Jogos Escolares de Pernambuco.

Jovem Max Jockesi Soares, ladeado pelos professores do campus Floresta Demetrius Caldas e Renata Galvão, foi o campeão do xadrez masculino. Estudante aprendeu a modalidade aos 9 anos, jogando contra o computador. 

O jovem mudou-se este ano para Floresta, para estudar no IF Sertão-PE, e surpreendentemente diz ter aprendido a jogar xadrez sozinho. “Aprendi jogando contra o computador”, afirma com simplicidade. O segundo colocado no xadrez masculino foi o estudante Lucas Marinho, do campus Petrolina Zona Rural, seguido por Leonardo Henrique, do campus Santa Maria da Boa Vista. A premiação das modalidades individuais acontece na noite desta sexta-feira, 10 de agosto. 

Reitoria

 

    • Rua Coronel Amorim, 76 - Centro
      CEP: 56302-320 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350

 

  • Anexo 1 - Rua Valério Pereira, 72 - Centro
    CEP: 56304-060 | Petrolina/PE - Brasil
  • (87) 2101-2359