Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Representantes do atletismo conquistam medalhas e quebram recordes nos JIFs NE 2018

A pista de atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal-RN, foi o local de competições dos alunos praticantes das diversas modalidades do esporte, nos dias 5 e 6 de setembro, durante os Jogos dos Institutos Federais – JIFs 2018, etapa nordeste. O IF Sertão-PE conquistou 8 medalhas e contou com representantes na corrida de 100m e 200m masculino e feminino; corrida de 400m, 500m, 800m, 1.500m e 5.000m masculino; revezamento 4x100m masculino e feminino; lançamento de disco, arremesso de peso, salto em distância, e lançamento de dardo masculino e feminino; além de salto em altura masculino.

 

O atleta Davi Guimarães, do campus Petrolina, foi o primeiro a conquistar medalha para o IF Sertão-PE no atletismo, com o tempo de 23´´3 o estudante superou uma lesão de estiramento na coxa esquerda ocorrida há pouco mais de três semanas, para levar a medalha de prata nos 200m rasos, e destacou a importância do treinamento específico realizado pelo professor. “Eu comecei a correr ano passado, no revezamento 4x100 e 4x400, o treinador do campus percebeu uma boa corrida minha e me colocou nos 200m, eu vim treinando firme e consegui essa marca de 2º lugar graças a meus esforços e de meu treinador também, que fez uma ótima preparação para mim”, afirmou o velocista.


Davi no pódio após receber a medalha de prata na corrida 200m

Alicia Silva, do campus Floresta, ficou com o 8º Lugar na 1ª série da semifinal dos 200m rasos feminino, após enfrentar um problema com o calçado a atleta terminou a corrida em 34´´9. Na final dos 200m rasos Maria Aparecida Souza, do campus Ouricuri, dividiu o mais alto lugar no pódio com a velocista Maria Luiza Marques do IFBA, ambas terminaram a prova com o tempo de 26´9 e levaram medalha de ouro.

As atletas também encararam o desafio de representar o IF Sertão-PE nos 100m rasos. Nas semifinais Alícia Silva completou a prova no tempo de 15´55 e não conseguiu se classificar para a final. Já Maria Aparecida Souza foi para a final e conquistou a medalha de ouro com o tempo de 12´´7, superando sua marca pessoal.  “Eu treino a atletismo faz um tempinho, desde os 9 anos, mas é a primeira vez que participo dos JIFs, sou nova na escola e estou achando muito legal. Nunca tinha acontecido de eu empatar com outra pessoa, para mim é algo muito interessante. Esse ano eu não tinha conseguido correr bem ainda e consegui melhorar minha marca pessoal aqui, estou muito feliz”, afirmou Maria. 


Maria Aparecida (à esquerda) dividiu o lugar mais alto no pódio com a estudante baiana

Os velocistas Fernando Luiz Neto e Edson Santos correram na prova dos 100m rasos, nas semifinais Edson alcançou o tempo de 11´´9. Fernando foi para a final da prova, melhorou a marca com relação às semifinais, e após completar a prova em 11´´1 conquistou a medalha de prata pelo 2º ano consecutivo. Em 2018 Fernando que está no 4º ano se despede das competições dos JIFS com o desejo de que o IF Sertão-PE seja cada vez mais bem representado nas próximas edições. “Foi um prazer participar novamente e ainda ter o gosto de receber a medalha, agora são duas pratas, gostei muito de tudo o que o IF me proporcionou, a viagem, a hospedagem, toda a equipe e o apoio, foi muito bom participar. Para os próximos anos desejo que continuem todos melhorando, com mais apoio dos professores e, principalmente, que aumente a dedicação dos próprios atletas aos treinos, para que tragam mais medalhas e possam proporcionar alegrias para gente. Foi muito bom, que possa sempre melhorar!”, disse o atleta.


Fernando se despede dos JIFs com duas medalhas de prata e boas memórias

Davi Guimarães e Fabrício Rodrigues foram os representantes na prova de corrida 400m rasos, terminando a prova na 6ª e 11ª colocação, respectivamente. Na final dos 800m rasos masculino o atleta Fredson Rosa, do campus Floresta, quase sobe ao pódio, com o tempo de 2´7´´9 o aluno ficou na 4ª colocação, um segundo atrás do 3º colocado. Na mesma prova o atleta Brendo Sousa Nascimento ficou na 6ª colocação dentre os 13 competidores, com o tempo de 2´14´´.

Para a prova de 5.000m rasos foram necessárias 12 voltas na pista de corrida para o término do trajeto, a prova exigiu resistência dos atletas fundistas Matheus Leal e Antonio Cirino, ao final Matheus concluiu as voltas em pouco mais de 23 minutos e ficou com a décima colocação dentre os 15 atletas participantes.


Na prova de corrida mais longa dos JIFs o IF Sertão-PE contou com dois representantes

O IF Sertão-PE também teve representantes na corrida revezamento 4x100, na qual 4 atletas percorrem 100 metros, alternadamente, na mesma raia, carregando um bastão que deve ser passado entre eles. Na prova masculina os alunos Fernando Luiz Neto, Fábio de Lima, Maycom de Jesus e Thenilson Santos ficaram com a 7ª colocação com o tempo de 49´´3; enquanto que na prova feminina as atletas Cleilza Costa, Damiana Leite, Larissa Nunes e Maria Aparecida, terminaram a prova após 1 minuto e ficaram com a 6ª colocação.


Equipe feminina de revezamento 4x100 do IF Sertão-PE nos JIFs nordeste 2018

Dezesseis atletas disputaram a final dos 1.500m rasos, dentre eles 2 representantes do IF Sertão-PE, os alunos João Lucas Macedo e Diego Rodrigues, que ficaram na 7ª e 11ª colocação, respectivamente. No salto em altura Fernando Leonardo da Silva alcançou a marca de 1,50m e, nos critérios de desempate, ficou com a 9ª colocação.

No lançamento de disco o IF Sertão-PE foi representado por Fábio Lima, com a marca de 21,37m; e pela atleta Valquíria dos Santos Barros, que atingiu a marca de 17,12m. Valquíria também participou das finais no arremesso de peso, tendo atingido a marca de 6,35m e conquistado a 9ª colocação.


Na competição de lançamento de disco cada atleta realizou 6 tentativas, Valquíria foi a representante do IF Sertão-PE

Os alunos José Ítalo de Oliveira e Styven Alves Menezes representaram o IF Sertão-PE no arremesso de peso. Styven alcançou 9.68m enquanto José Ítalo, após realizar os 6 arremessos da prova, alcançou a distância de 11,65m e ficou com a medalha de bronze. Já no lançamento de dardo José Ítalo conquistou a 1ª colocação com marca superior a 46m de distância e levou mais uma medalha de ouro para o campus Ouricuri. Luana Nascimento foi a representante feminina da prova tendo ficado na 9ª colocação.


José Ítalo conseguiu duas medalhas e a classificação para a fase nacional dos Jogos dos Institutos Federais

De acordo com José Ítalo a medalha não era esperada, “eu não conhecia meus adversários, e no fim a prova foi boa, eu gostei bastante! Foi a primeira vez que competi e estou feliz, satisfeito em levar essa medalha pra minha delegação e pretendo voltar para mais competições”, afirmou o atleta.

As competições do salto em distância contaram com 4 representantes do IF Sertão-PE, Edson Santos ficou na 9ª colocação tendo saltado 5.61m; já Pedro Igor de Oliveira saltou 5,57m e ficou com 11ª colocação. Na categoria feminina a atleta Renata da Silva alcançou a distância de 4,47m, e Maria Aparecida Souza, que foi campeã em 2 provas de corrida, também levou a medalha de ouro no salto em distância, após saltar 5.34m.


Após queimar três saltos Maria Aparecida conseguiu a marca vencedora da competição

Recordes

Nos JIFs Nordeste 2018 a aluna Maria Aparecida Souza, em sua primeira participação na competição, além de conquistar três medalhas de ouro o fez quebrando três recordes da competição.  A atleta do IF Sertão-PE marcou novos recordes na corrida de 100m e 200m e no salto em distância. 

Já o recorde do lançamento de dardo de 47m continua sendo do IF Sertão-PE, marcado pelo aluno Antonio Hemerson na competição de 2017, realizada em Fortaleza.

Reitoria

 

    • Rua Coronel Amorim, 76 - Centro
      CEP: 56302-320 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350

 

  • Anexo 1 - Rua Valério Pereira, 72 - Centro
    CEP: 56304-060 | Petrolina/PE - Brasil
  • (87) 2101-2359