Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Defesa da Rede Federal marca abertura do Connepi 2018

A 12ª edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) já começou. A cerimônia de abertura foi realizada na noite da terça-feira (27) e reuniu, no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, boa parte dos mais de 4 mil estudantes e pesquisadores inscritos no evento, promovido pelos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). O papel da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a Pesquisa e a Inovação, bem como para a inclusão e o desenvolvimento social foi destacado pela mesa solene, que também ressaltou o trabalho conjunto do IFPE e do IF Sertão-PE, as parcerias e a participação de servidores e estudantes para a realização do evento.

Reitoras do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, e do IFPE, Anália Ribeiro, enfatizaram a importância da parceria entre as duas instituições para a realização do evento. 

A reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, professora Maria Leopoldina Veras Camelo, falou sobre a responsabilidade de receber todos os Institutos das regiões Norte e Nordeste, e relembrou o início dos trabalhos para o Congresso, há cerca de um ano e meio. “É o momento de agradecer a cada pessoa que contribuiu para que tudo isso fosse possível. Nossos servidores e estudantes não mediram esforços para fazer Pesquisa e fortalecer nossa Rede, interiorizando o conhecimento, a Educação”, disse.

Público lotou as dependências do auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco

A integração entre os dos Institutos realizadores do Connepi, os esforços das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, da Coordenação-Geral, das Comissões e dos monitores foram destacados pela reitora do IFPE, professora Anália Ribeiro, que também relembrou os eixos de criação dos Institutos Federais. “É um modelo de Educação que deu certo. A opção dos Institutos Federais é fazer Ciência para toda a sociedade, mas, principalmente, para as pessoas que mais precisam, e é por isso que o eixo da humanização não pode ser esquecido”, afirmou.

Coordenadora do Forpog, Ana Palheta, destacou o aumento na quantidade e na qualidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Representando a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação  (Setec/MEC), o coordenador-geral de Infraestrutura e Inovação da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal, Daniel Ferraz de Godoy, também lembrou a lei de criação dos Institutos Federais (Nº 11.892/2008): “Nascemos para fazer pesquisa aplicada, esse é nosso diferencial, é o meio de dialogar com o que está além da sala de aula. Assim, ver um evento como este, com tamanha importância e participação, é muito gratificante”.

Grupo artístico-musical Os Cabras de Lampião, de Serra Talhada-PE, foi a primeira atração cultural a se apresentar durante a abertura do Connepi 2018

Também compuseram a mesa de abertura a gerente-geral de Educação Profissional do Estado de Pernambuco, Maria do Socorro Rodrigues dos Santos; o diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão; a coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, professora Ana Paula Palheta; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Sertão-PE, professora Luciana Cavalcanti Azevedo; e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE, professor Mário Antônio Alves Monteiro. "É motivo de felicidade ver tantos jovens e de cidades do interior na plateia. Significa que a Pesquisa está sendo interiorizada. Levem para as cidades de vocês essa cooperação que faz acontecer este evento", disse a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IF Sertão-PE, Luciana Cavalcanti. 

Passistas de frevo apresentaram-se juntamente com a orquestra de Frevo SaxoFrevo, do campus Belo Jardim do IFPE 

"Foi um trabalho colaborativo, com muito planejamento e muita dedicação, que começou há mais de um ano. Agradecemos aos parceiros, às unidades gestoras, ao Fórum, aos diretores-gerais, aos gestores de Pesquisa, a nossas famílias e aos outros Institutos que também tiveram um papel fundamental para a realização do Connepi", disse o pró-reitor Mário Monteiro. A solenidade de abertura foi precedida pela apresentação do grupo de xaxado Os Cabras de Lampião. O grupo, do município de Serra Talhada, acolheu o público com a dança e a música do Sertão de Pernambuco. A cerimônia foi encerrada com a apresentação do grupo SaxoFrevo e da Orquestra de Clarinetes, do IFPE - Campus Belo Jardim. 

A FORÇA DA REDE FEDERAL

A palestra de abertura foi ministrada pela coordenadora do Forpog, Ana Palheta. Ela apresentou indicadores de pesquisa e inovação, com base no que foi desenvolvido ao longo dos dez anos da Rede Federal. Um dos destaques foi o crescimento do número de grupos de pesquisas, que passou de 450, em 2009, para mais de 2 mil atualmente. Outro reflexo do avanço promovido pela criação da Rede é o quantitativo de projetos de pesquisa que, hoje, ultrapassa a marca de 17 mil. A coordenadora ainda expôs alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito dos Institutos Federais e destacou seu impacto econômico e social. 

"São números que mostram qual o nosso potencial, enquanto Rede, e como podemos moldar o mundo lá fora a partir do que estamos fazendo aqui. Esses dez anos mostram que estamos fazendo aqui que nascemos para fazer: gerar valor econômico e social", defendeu. 

PROGRAMAÇÃO

A 12ª edição do Connepi segue até sexta-feira (30), no Centro de Convenções de Pernambuco. A programação na começou antes mesmo da abertura, com a realização de minicursos e palestras sobre a "Importância e Segurança do Voto" e "Obesidade e Transtornos Alimentares". A partir desta quarta-feira (28), tem início as rodadas de miniconferências e apresentações de mais de 1.500 trabalhos, além do Universo IF, com o Desafio de Ideias e a Mostra de Inovação Tecnológica. Nesta edição, também foi retomada as atividades do Connepi Cultural, com as oficinas e apresentações de música, teatro e dança.

Confira a Galeria de Fotos e Vídeos

Programação Geral completa

 

Texto e fotos: Ascom/Connepi 2018

Reitoria

 

    • Rua Coronel Amorim, 76 - Centro
      CEP: 56302-320 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350

 

  • Anexo 1 - Rua Valério Pereira, 72 - Centro
    CEP: 56304-060 | Petrolina/PE - Brasil
  • (87) 2101-2359