Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE e IFPE comemoram sucesso da parceria que promoveu o XII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi 2018)

O Centro de Convenções de Pernambuco foi palco, entre os dias 27 e 30 de novembro, do XII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi 2018), maior evento de pesquisa científica aplicada promovido em conjunto pelos Institutos Federais da região. No total, 4.400 participantes se cadastraram no evento, foram apresentados 1.440 pôsteres, onze minicursos e quatro mesas redondas e houve a mobilização de 250 avaliadores. Este ano o evento ocorreu em consonância com a celebração dos 10 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 


Stands do IF Sertão-PE apresentaram algumas das produções científicas e culturais realizadas por estudantes da Instituição 

 

 

Durante quatro dias, estudantes, professores, técnicos em educação, pesquisadores, palestrantes, conferencistas e o público em geral participaram de palestras, mesas redondas, oficinas, workshops, além do Desafio de Ideias, da Mostra Tecnológica e das atividades que integraram o Connepi Cultural e envolveram a comunidade acadêmica e o público do evento na socialização de ideias inovadoras, oriundas de pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas no âmbito da Rede Federal, com vistas à criação de alternativas para solução de problemas e o benefício da sociedade.

Reitoras Leopoldina Veras, do IF Sertão-PE, e Anália Ribeiro, do IFPE, celebraram o sucesso da parceria entre as duas Instituições na realização do Connepi 2018

 

Além da reitora Leopoldina Veras, da pró-reitora de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, Luciana Cavalcanti, da pró-reitora de Ensino, Marli Melo, do pró-reitor de Orçamento e Administração, Jean Alencar, e de alguns diretores de campus, a delegação do IF Sertão-PE contou com a participação de representantes dos sete campi do Instituto e de professores, técnicos em Educação das diversas áreas institucionais, a exemplo de pedagogos, técnicos de laboratório, assistentes de alunos, motoristas e técnicos administrativos que deram o suporte estrutural, acadêmico e profissional aos participantes para a realização das exposições (pôsteres e apresentações orais) e demais atividades durante o Congresso.

IF Sertão-PE e IFPE foram recompensados com o sucesso da décima segunda edição do Connepi

 

Em parceria com o IFPE, o IF Sertão-PE foi responsável pelo planejamento, organização e execução do evento, tendo contribuído em todos os setores envolvidos na sua realização. A concepção do site do evento foi de autoria do servidor Sandro Marques, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DGTI), e os trabalhos de comunicação que envolveram a divulgação e a cobertura jornalística completa, galeria de fotos e produção de vídeos que alimentaram diariamente o site do Connepi 2018, com notícias e informações sobre os principais acontecimentos, mostrando os projetos e iniciativas mais relevantes, especialmente nas áreas de tecnologia assistiva, inovação e inclusão, contaram com a participação da equipe de comunicação do IF Sertão-PE.


Evento reuniu estudantes e servidores do IF Sertão-PE que divulgaram os conhecimentos científicos produzidos na Instituição
 

Durante o Connepi 2018, a reitora Leopoldina Veras destacou o aumento na quantidade de pesquisas realizadas no âmbito dos Institutos Federais de modo geral e, em particular, nas regiões Norte e Nordeste nos últimos 10 anos. “Uma das características da Rede Federal é a diversidade de eixos tecnológicos e áreas, que permeiam desde o desenvolvimento de novas tecnologias ao desenvolvimento de novas ideias, e contribuem para questões de acessibilidade, inclusão e outras, que em princípio parecem não ser tão simples, como a questão da fome em algumas comunidades”, lembrou a reitora durante entrevista para o site do evento.


Aluna Tatiane Gonçalves, do curso de Sistemas para Internet do campus Salgueiro do IF Sertão-PE apresentou projeto na área de tecnologias assistivas

 

Algumas das experiências e projetos desenvolvidos por alunas e alunos bolsistas, com orientação de professores e técnicos do IF Sertão-PE, também se destacaram no Connepi 2018, como o projeto desenvolvido por estudantes do curso superior de Sistemas para Internet do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, sob a orientação do professor Marcelo Santos. A tecnologia desenvolvida permite que pessoas com necessidades especiais ou com paralisia cerebral, utilizem dispositivos como computadores pessoais, acionando os teclados a partir de um piscar de olhos. O título do projeto é “Desenvolvimento, aperfeiçoamento e aplicação de tecnologias assistivas”.

Alunas Tamires de Souza e Micaele Araújo, dos campi Petrolina e Petrolina Zona Rural, respectivamente,  apresentaram tecnologia que transforma resíduos de uva em mistura para bolo

 

Já a alunas Micaele Araújo, do curso superior de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural, e Tamires de Souza, do curso superior de Tecnologia em Alimentos do campus Petrolina, sob a orientação da tecnóloga em Alimentos do IF Sertão-PE, Tatiane Araújo, levaram para a Mostra Tecnológica uma farinha para fazer bolo que é processada a partir dos caroços e do bagaço da uva. Sendo a região do Vale do São Francisco uma das principais produtoras de uva no país, o projeto denominado “Mistura para bolo com adição de farinha de resíduo da uva” possibilita o aproveitamento de partes do fruto que eram descartadas e agora são reaproveitadas para a composição da farinha, que apresenta como vantagem nutricional a presença de compostos fenólicos provenientes da uva. Tais compostos possuem propriedades antioxidantes e combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento das células do corpo. A próxima edição do Connepi será na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, na região Norte do país.

Acesse aqui o site oficial do Connepi 2018

Confira aqui a galeria de fotos e vídeos do XII Connepi

Confira aqui a lista dos premiados do XII Connepi 

Fotos: Maísa Boa Morte e Ricardo Brandão

 

Reitoria

 

    • Rua Coronel Amorim, 76 - Centro
      CEP: 56302-320 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350

 

  • Anexo 1 - Rua Valério Pereira, 72 - Centro
    CEP: 56304-060 | Petrolina/PE - Brasil
  • (87) 2101-2359