Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Academia HackTown recebe chancela da Sociedade Brasileira de Computação

O projeto do IF Sertão-PE Academia HackTown foi uma das sete iniciativas selecionadas pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para receber a Chancela 2018/2019. A chancela é um reconhecimento da SBC a projetos de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico considerados inovadores, que levem a computação até crianças, adolescentes, terceira idade e públicos que não têm contato com a área na educação formal, aproximando a computação da sociedade brasileira. Com esse reconhecimento, a Academia HackTown recebe uma ampla divulgação através dos meios de comunicação da SBC, como site oficial, redes sociais, blog, e-mail e listas de discussão. 

O professor Fábio Cristiano Oliveira, que coordena o projeto Academia HackTown juntamente com a professora Danielle Martins, tendo como colaboradores locais os professores Alice Freitas (Campus Salgueiro), Paulo Thiago (Campus Floresta) e Jamille Anderson (Campus Petrolina), destacou a relevância dessa titulação. “A chancela coloca a Academia HackTown como referência nacional no ensino de computação inclusiva, especificamente, programação em jogos e robótica. Além disso, evidencia o trabalho de qualidade que vem sendo realizado pelos nossos alunos bolsistas que atuam como instrutores e monitores. É a confirmação da qualidade dos cursos técnicos e superiores do IF Sertão-PE”, afirmou ele. 

Atualmente, a Academia HackTown conta com a participação de estudantes dos cursos de Licenciatura em Computação, do campus Petrolina, Sistemas Para Internet, do campus Salgueiro, Gestão de Tecnologia da Informação, do campus Floresta, além dos cursos técnicos em Informática dos três campi. Em 2018, foram inscritos 1.676 candidatos em dois processos seletivos realizados. Somente em Petrolina foram atendidos 518 crianças e jovens da comunidade e de cidades próximas, como Lagoa Grande, Casa Nova, Sobradinho e Senhor do Bonfim. No ano passado foram atendidos mais de 800 crianças e jovens em Petrolina, Salgueiro e Floresta.

“Para 2019, a previsão é que possamos disponibilizar pelo menos 700 vagas distribuídas em dois processos seletivos. O primeiro ofertará 360 vagas em Floresta, Petrolina e Salgueiro. Também estamos trabalhando para formar novas parcerias e expandir as atividades do projeto. Com o reconhecimento da SBC, a partir de agora a Academia HackTown ganha destaque junto a comunidade acadêmica da área de computação no Brasil”, ressalta o professor Fábio Cristiano Oliveira. 

Os projetos selecionados pela SBC para receber a Chancela 2018/2019 podem ser conferidos aqui

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350