Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE celebra início do primeiro Doutorado em Letras e o fortalecimento da Pesquisa no Sertão Pernambucano 

Um passo importante para o fomento da atividade de pesquisa científica e qualificação de pesquisadores foi dado na última sexta-feira (08), no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). A Instituição celebrou com uma Aula Magna o início das atividades do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Letras, ofertado no campus Salgueiro, mediante convênio com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A solenidade ocorreu no Auditório do campus e contou com a participação de servidores e alunos do Programa; além da reitora Leopoldina Veras; do diretor do campus Salgueiro, Josenildo Forte; das Pró-reitoras de Ensino e Pesquisa, Socorro Tavares e Luciana Calvanti; bem como do Coordenador e Vice-Coordenador do Dinter, João Bosco Figueiredo e Wellington Vieira Mendes, ambos da UERN. 

Aula Magna dá início ao Dinter em Letras, ofertado em parceria entre o IF Sertão-PE e a UERN

O diretor-geral Josenildo Forte abriu a cerimônia enfatizando o conjunto de pessoas que contribuíram com a concretização da oferta do Doutorado, destacando os servidores Kélvya Freitas  e Kelsen de Oliveira, os quais deram início aos primeiros diálogos junto à UERN e o servidor Leonardo Gueiros, que coordenou as primeiras atividades do Programa no IF Sertão-PE. Na oportunidade, o dirigente ainda agradeceu a gestão da Reitoria por recepcionar com entusiamo e acreditar no Dinter. “Essa conquista só foi possível porque trabalhamos juntos”. Por fim, o gestor pediu que os alunos aproveitassem a oportunidade, pois ele também gostaria muito de participar do Programa, já que tem formação na área, mas que, no momento, não seria possível, em virtude da Direção do Campus. 

Dinter em Letras vem contribuir com o fortalecimento da Pesquisa no Sertão Pernambucano

Dando continuidade a cerimônia, a pró-reitora de Pesquisa Luciana Cavalcanti direcionou seu discurso aos recém-doutorandos. “Há praticamente um ano que estamos negociando com a UERN , dando andamento a questões burocrática e não foi fácil. Mas acreditamos que o conhecimento deve ser colocado a favor das pessoas. Por isso, pensem no projeto de vocês como uma forma de ajudar o outro”. O coordenador do Dinter, João Figueiredo, também realçou a função social do Doutorado, destacando que o principal objetivo do curso é formar doutores que contribuam com o desenvolvimento local e regional. Finalizando os discursos, a reitora Leopoldina Veras também agradeceu aos servidores que proporcionaram a parceria e à UERN. “Esse doutorado demonstra a força e a harmonia do trabalho coletivo. Tenho certeza que o resultado dessa parceria trará contribuições significativas para a produção de conhecimento científico e aplicável no Sertão Pernambucano”.

No total, 29 doutorandos participarão do Programa, sendo 19 servidores internos e 10 doutorandos externos da rede Municipal, Estadual e Federal

Para o doutorando e servidor do campus Salgueiro, Samuel Alves, o momento foi de grande aprendizado e expectativas para o início do curso. "É uma oportunidade muito significativa para os servidores da UERN e do IF Sertão-PE aprimorarem suas carreiras e crescerem como pesquisadores, especialmente para quem, como eu, deseja investir na docência. Estamos animados para o início das atividades de Doutorado", afirmou. A solenidade foi encerrada com a palestra do professor da UERN, Wellington Vieira Mendes, o qual abordou o tema “Tempos e Lugares da pesquisa científica: concepções e práticas. 

 

Texto: Dionísia Santos e Gabriela Lapa

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350